Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Artigo

O facão na educação

17 de Maio de 2019 as 10h 37min

Não fosse por uma Universidade pública, a Federal do Paraná, eu não estaria exercendo a medicina por longos 47 anos, dada as condições econômicas difíceis da minha família na época.

A educação tem sido o caminho trilhado pelos países que emergiram da pobreza, saíram da ignorância e desesperança para estar entre os mais desenvolvidos do planeta.

Aqui há que se esclarecer duas coisas: votei no presidente Bolsonaro, tenho confiança em suas intenções mas não significa que aprovo tudo que vem desse governo.

O percentual do PIB aplicado na educação pública do nosso país em torno de 6% um dos maiores do mundo, mais que os EUA. Contudo, os índices de satisfação e avaliação internacional da qualidade do nosso ensino, não estão no patamar que deveriam estar.

Talvez esquecemos de considerar que se levarmos em conta o que gastamos por aluno, estamos falando de algo abaixo dos países desenvolvidos como Estados Unidos, Noruega, Japão e outros europeus e asiáticos.

É preciso deixar claro que cortar recursos da educação não é medida correta. Realizar greves e arruaças, muito menos. Melhorar a fiscalização do uso do dinheiro público na educação é primordial e essencial. Investir em pesquisa, inteligência e numa metodologia eficiente pode ser o caminho.

É de causar estranheza e desconforto, ter que testemunhar uma discussão árida a respeito de valores e deixar de discutir como poderemos melhorar a eficiência do nosso ensino.

Se quisermos ocupar uma posição de destaque nas próximas décadas não podemos desamparar nossos jovens, passando o facão nessa modalidade de investimento, cortando 5,8 bilhões de reais. Aliás, devemos até aumentar se for preciso, sem abrir mão de uma fiscalização severa, punindo aqueles que contrariam a Lei e o bom costume no uso de suas atribuições.

Não deixar tampouco a Universidade mercê de interesses espúrios, personalistas, políticos e de pura vaidade de congregações específicas.

Assim iremos abrir ao nosso país a imensa oportunidade de crescer e desenvolver, a altura de um dos países mais ricos do mundo!!!

Jorge Yanai, Ex-senador da República, médico pioneiro em Sinop e empresário na área de saúde.

Jorge Yanai

Artigo