Boa tarde, Segunda Feira 24 de Abril de 2017
Saúde Coluna Social Classificados Sobre o Site Fale Conosco

Como uma epidemia se espalharia através de nossas rotas de transporte aéreo?

GC Notícias | 16/12/2013 09:00

 

Vivemos em um mundo acostumado com a palavra epidemia, porém, conhecemos mais através de filmes e livros, mais precisamente sobre a temática de zumbis. Porém, vamos lembrar da epidemia da Gripe Influenza, h1n1, que afetou todo o mundo. 

Mas como uma doença se espalha de tal maneira? Se uma infecção viral extremamente contagiosa começasse em Atlanta e começasse a se espalhar graças as viagens de avião, qual seria o caminho que levaria para chegar até Sydney ou Madagascar? estes vídeos representam modelos de epidemia transmitidos por aviões.

Dirk Brockmann, professor do Instituto de Biologia Teórica da Universidade Humboldt de Berlim, e Dirk Helbing, Presidente de Sociologia na ETH em Zurique, publicaram o artigo "The Hidden Geometry of Completx, Network-Driven Contagion Phenomena" em 13 de dezembro de 2013 na revista Science. Considerando-se a propagação do H1N1 em 2009 e SARS em 2003, Brockmann e Helbing modelaram como as epidemias poderiam ser espalhadas através de viajens aéreas. Seus modelos contam com um conceito que eles chamam de "Distancia Efetiva", que leva em conta como os locais estão conectados, ao invés de sua distância geográfica para prever a propagação da doença.

Fonte: Fatos desconhecidos