Bom dia, Domingo 23 de Julho de 2017
Saúde Coluna Social Classificados Sobre o Site Fale Conosco

Entenda o que o bicarbonato provoca no organismo

GC Notícias | 29/04/2015 19:00

Com certeza você já ouviu falar do bicarbonato de sódio, não é? A tão conhecida fórmula do NaHCO3 é uma mistura cristalina, solúvel em água e com sabor alcalino. Ele é um pó branco e, quando aquecido, perde o gás carbônico. Mas, quando ele é indicado? Será que ele traz alguma reação para o organismo? Essa é a dúvida da leitora Sueli Boschetti.

O bicarbonato de sódio é muito usado como antiácido estomacal ou como fermento em receitas culinárias como bolos e pães. Ele está presente no sal de frutas que muitas pessoas tomam quando sentem azia. O bicarbonato neutraliza o ácido clorídrico presente no suco gástrico. Além disso, também pode ser usado para fazer bochechos e para combater aftas.

“O bicarbonato de sódio via oral é usado para o tratamento de excesso de ácidos no corpo, estado conhecido como acidose, gastrites e diarreia”, explica a endocrinologista Andressa Heimbecher. Ela ainda completa: “Existem casos em que o bicarbonato de sódio é usado para deixar a urina menos ácida”.

Mas será que o bicarbonato de sódio tem alguma contraindicação? A Dra. Andressa faz um alerta sobre o consumo durante a gravidez. “Na gestação o bicarbonato só deve ser usado quando for indicado pelo médico, pois em alguns casos pode levar ao aumento da pressão arterial na gestante”, diz.

Ele também não é indicado para pacientes com edemas, nem como antídoto depois da ingestão de ácidos minerais fortes em pacientes que têm alcalose metabólica e hipertensos.

O bicarbonato não deve ser utilizado em crianças menores de 6 anos. Os pacientes que têm lesão ou insuficiência renal com histórico de retenção de líquidos, devem tomar cuidado na hora de usar o remédio.

Quando utilizado em doses excessivas, o bicarbonato de sódio pode provocar edemas em pacientes que tenham predisposição à retenção de líquidos. Náusea e vômitos também são sintomas comuns. Pode ocorrer também a diminuição da urina e da absorção dos anticoagulantes. “O ideal é que a pessoa passe por uma avaliação médica antes de consumir o bicarbonato de sódio”, afirma Heimbecher.

Fonte: Universo Jatoba