Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Ciência

GPS do cérebro

Cientistas ganham o premio Nobel

Ciência | 07 de Outubro de 2014 as 10h 23min
Fonte: Mundo Ciência...

Os pesquisadores John O'Keefe, May-Britt Moser e Edvard Moser, receberam nesta segunda-feira o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2014 oferecido pelo Instituto Karolinska, em Estocolmo.

Esses cientistas descobriram o GPS do Cérebro. Em 1971, ele descobriu o primeiro componente do sistema de posicionamento um tipo de célula nervosa no hipocampo que era sempre ativada quando um roedor se encontrava num determinado local de um ambiente. Ele concluiu que essas "células de lugar" formavam um tipo de mapa de localização no cérebro.

Mais de três décadas depois, o casal Moser identificou outro tipo de célula nervosa que forma um sistema de coordenadas no nosso cérebro, permitindo-nos encontrar caminhos e saber nosso posicionamento de forma precisa.

A importância dos trabalhos dos pesquisadores, segundo o Instituto Karolinska, é que eles resolveram dúvidas que cientistas e filósofos discutiam há séculos: como sabemos onde estamos e por onde nos deslocaremos?

A descoberta de que o cérebro é capaz de trabalhar com "mapas" internos pode ajudar a compreender o que ocorre na mente de pessoas com o mal de Alzheimer, por exemplo, que comumente perdem seu senso de orientação.

A compreensão do "GPS cerebral" também é importante porque pode servir de paralelo para entender outras funções cognitivas complexas.

 

Todos ficaram surpresos com o premio e disseram que nem em seus melhores sonhos, pensaram nessa possibilidade. Após o anuncio do premio, os cientistas comemoraram com festas entre familiares e amigos.