Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Indústria

Bala de banana de Sinop chega ao mercado de Manaus

Produto fabricado pela Bianchi Alimentos ganha espaço nos supermercados do Amazonas

Economia | 11 de Julho de 2016 as 11h 35min
Fonte: Jamerson Miléski

Amanhã, terça-feira (12), sai de Sinop o primeiro caminhão carregado de balas de banana com destino à Manaus, Amazonas. São 7 toneladas do produto que abastecerão as gôndolas do “Baratão da Carne”, uma rede de supermercados com 4 lojas que figura entre os principais varejistas do polo industrial de Manaus, com um faturamento anual de R$ 1 bilhão.

Segundo o diretor da Bianchi Alimentos, Rafael Bianchi, o ingresso no mercado de Manaus representa uma expansão para a indústria de Sinop. O volume de balas remetidas no primeiro carregamento corresponde a 4 dias de produção. “Nossa expectativa é de que essas 7 toneladas sejam comercializadas em um mês e que, em breve, coma divulgação do produto, esse volume aumente”, explica o empresário.

O polo industrial de Manaus conta com uma população de 3 milhões de habitantes – é praticamente a população de Mato Grosso em apenas uma cidade. De Sinop à capital amazonense são 7 dias de transporte, sendo 5 dentro da água.

A entrada da Bianchi Alimentos nesse mercado promissor é resultado de uma antiga “troca de favores”. Rafael conheceu o proprietário da rede de supermercados em um dos Estradeiros, em que empresários de Sinop percorreram o eixo da BR-163 até o Pará. O contato ocorreu em Santarém (PA), de forma despretensiosa. Semanas depois o empresário entrou em contato com Rafael para comprar bananas, uma necessidade de Manaus, que não produz a fruta. “Eu disse a ele que não tinha produção suficiente para abastecer seus mercados, mas passei o contato de outros produtores”, lembra Rafael. “Ele fechou o negócio, comprou um contêiner de banana, mas não sabia que, antes de colocar a venda, teria que fazer o processo de amadurecimento da fruta. Ou seja, ia perder toda a carga”, comenta.

Rafael foi até Manaus e montou uma estrutura para terminar o processo de amadurecimento das bananas através da climatização. “Coisa que demoramos 20 anos para aprender, sofrendo, testando e perdendo produção, eu passei para ele de graça. Ficamos amigos e agora ele retribui o favor colocando a Bianchi no mercado de Manaus”, revela Rafael.

Inaugurada em 2015, a indústria da Bianchi Alimentos produz 300 toneladas de bala de banana por mês, mas possui capacidade instalada para até 2 mil toneladas/mês. O produto já é comercializado em 3 estados.

Além da bala de banana, a indústria começa a produzir em carácter oficial as barrinhas de banana, um produto um pouco mais macio que uma bala de banana, com 25g do doce. Esse produto também será comercializado em Manaus.