Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Em pauta

CDL Sinop cobra do governo reforço policial e agilidade fiscal

Presidente e diretor da CDL Sinop cumprem agenda na capital para cobrar ações governamentais

Economia | 07 de Maio de 2015 as 14h 49min
Fonte: Daniela Melhorança

O presidente da CDL Sinop, Luciano Chitolina e o diretor Marco Antonio Alves estão em Cuiabá em uma viagem de trabalho. Os empresários estão com lideranças do executivo estadual para apresentar os problemas vivenciados pelos lojistas sinopenses e mato grossenses e sugerir soluções. O deputado Estadual Baiano Filho faz parte da comitiva e está dando todo apoio a CDL.

Ao longo da quarta-feira (6), Luciano, Marcos e Baiano estiveram na Secretaria de Segurança Pública e na Secretaria de Fazenda. Na primeira reunião o Secretário de Segurança Mauro Zaque recebeu pessoalmente o presidente e se mostrou bem aberto a resolver os problemas apontados. A reunião foi concluída com a promessa do desenvolvimento de ações que visem diminuir a violência em Sinop já para os próximos meses. “O Estado formará ainda neste mês de maio 600 policiais civis e no final de julho mais 600 policiais militares, além disso, em junho de 2016 são esperados outros 600 novos militares. Com isso teremos um certo fôlego mas não podemos esquecer que o estado está atingindo o limite legal da folha de pagamento, estamos ficando preocupados, isso compromete a abertura de concursos e o fluxo de entrada de novos agentes”, salientou Zaque que completou: “Mas vamos mapear as áreas de maior incidência da criminalidade e definir um plano de atuação com as necessidades estruturais e contingenciais para Sinop”.

Este plano será apresentado a CDL e ao deputado no próximo dia 19 de maio, durante outra reunião em Cuiabá.

Na SEFAZ a comitiva foi recebida pelo Secretário Adjunto da Receita Pública Adilson Rubio Garcia, pela Secretária Adjunta da Administração Fazendária Maria Célia de Oliveira Pereira e pelo Assessor especial Naime Márcio Martins Moraes. Em pauta problemas tributários que os empresários têm enfrentado, benefícios necessários e mais sugestões de melhorias.

Encerrando o dia, o presidente da CDL e o diretor a federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de MT onde participaram de uma reunião com o Vice Governador. Estiveram presentes: o presidente da FCDL/MT Paulo N Gasparoto, outros companheiros do movimento lojista do Estado, o Vice Governador Carlos Favaro, os Secretários de Fazenda, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e secretários adjuntos.

Na reunião o Vice Governador e os Secretários apresentaram os trabalhos realizados até o momento e ouviram as reivindicações dos empresários. Questionado pelo presidente Luciano Chitolina sobre o problema rotineiro enfrentado pelos empresários nas barreiras do estado o Secretário de Fazenda Paulo Brustolin afirmou que o executivo está mudando a forma como se lida com a entrada de mercadoria no estado e inclusive com a dinâmica do Conta Corrente. “Estamos construindo um planejamento estratégico novo para Secretaria de Fazenda. Estamos com uma Força Tarefa analisando Conta Corrente, Barreiras, Creditos Suspensos, Posto Fiscal, entre outros, para nos próximos meses melhorar isso. Nossa relação tem que ser mais saudável e mais clara com a classe empresarial é isso que o governo Pedro Taques persegue. Algumas ações são mais rápidas como tratamento na barreira, já os postos fiscais precisam ser reestruturados e isso deve acontecer até o fim de 2016, de qualquer forma é importante que o projeto de mudança seja discutido com toda sociedade”, disse Paulo Brustolin.

O Secretario ainda anunciou que a partir de segunda-feira, dia 11, começa a funcionar a Secretaria Adjunta de Atendimento ao Cliente que terá Carlos Barão a frente desta missão que é a de aproximar o contribuinte e suas demandas.

Encerrando a reunião o Vice Governador Carlos Favaro disse que o governo Pedro Taques continua aberto ao diálogo com as entidades e os empresários. “Viemos reafirmar nosso compromisso com um Estado mais dinâmico, mais leve e com responsabilidade do gasto público. Queremos que o empresariado tenha no estado de Mato Grosso um amparo para seus negócios fluir cada vez melhor. É um momento de cooperação, difícil, mas de transformação, e que não acontece só pelo esforço do governador mas como resultado de uma ação conjunta de toda a sociedade e este encontro é prova disto”, concluiu Carlos Favaro.

“Foi mesmo uma viagem muito produtiva, tivemos boas respostas em todas as audiências realizadas e voltamos a Sinop com a sensação de dever cumprido. Claro que temos que continuar alguns trabalhos e outras reuniões virão, mas plantamos sementes valorosas que em breve darão uma ótima colheita”, finalizou o presidente da CDL Sinop Luciano Chitolina.