Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 17 de Abril de 2024

Menu

Economia

Com 20% da área plantada, produtores já comercializaram 70% da safra de algodão em MT

Estado estima produzir 1,5 milhão de toneladas de pluma.

Economia | 15 de Janeiro de 2019 as 15h 10min
Fonte: G1 MT

Foto: Márcio Falcão

Em meio à colheita de soja, os produtores rurais que também se dedicam ao plantio de algodão. Já estão com as máquinas em campo: a colheitadeira segue à frente e atrás a plantadeira. Na mesma velocidade do maquinário, a comercialização também está avançada.

 

Segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia (Imea), divulgados nessa segunda-feira (14), cerca de 70% da produção estimada para a safra 18/19 já foi comercializada.

 

O plantio também está avançado. Cerca de 20% das áreas estão semeadas. Embora o período de chuva tenha dificultado a colheita da soja em algumas regiões, de maneira geral, a safra 18/19 está com 10,47 pontos percentuais à frente da safra 17/18 em relação ao mesmo período do ano passado.

 

A estimativa de produção para esta safra é de 1,5 milhão de toneladas de pluma de algodão, 17% maior que a produção da safra anterior. Segundo o Imea, a maior estimativa dos últimos cinco anos.

 

Na região Médio Norte, mais de 25% da área já foi semeada, no Sudeste, o plantio atinge aproximadamente 17%, e na região Oeste, a semeadura chega a 16%.