Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Comércio está proibido de funcionar na sexta-feira

Feriado do Dia do Trabalhador deve ser seguido a risca pelo comércio de Sinop

Economia | 30 de Abril de 2015 as 11h 41min
Fonte: Daniela Melhorança

O dia 1º de Maio, feriado do Dia do Trabalhor é um dos feriados nacionais em que não é permitido por lei o funcionamento das lojas. Assim o comércio estará fechado no feriado desta sexta-feira. Conforme a Lei Federal nº 11.603/07 fica autorizado o trabalho nos dias de feriados, exceto nos seguintes feriados civis e religiosos: 1º de janeiro; Sexta - feira Santa; 1º de Maio; 02 de novembro e 25 de dezembro (Natal). No restante dos dias o funcionamento ocorre normalmente.

Em função deste feriado a Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop informa aos lojistas que estará fechada inclusive no Sábado, só retornando as atividades normais na segunda-feira, dia 4 de maio. “Até mesmo o serviço de telemarketing, do SPC local, estará fechado, mas os lojistas que quiserem fazer consultas podem ficar despreocupados, além da opção da consulta pelo site também temos a URA- Unidade De Resposta Audível, do SPC Brasil, basta ligar no 0800 724 2030 e fazer as consultas normalmente”, explica a gerente Vanusa Ires.

Segunda-feira a CDL funciona normalmente, das 7:30 as 11:30 e das 13:30 as 17:30, e o SPC Local funcionará das 7:00 as 19 horas. Informações 3511 1400.

 

 

História do Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.

A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.