Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Pessimismo importado

Economia de Sinop melhora, mas expectativa da classe empresarial é baixa

Diagnóstico da percepção do empresariado de Sinop aponta recuperação e pessimismo

Economia | 22 de Março de 2016 as 18h 08min
Fonte: Jamerson Miléski

O momento econômico atual é bom, mas o empresariado não espera melhoras nos próximos meses. Essa é a síntese da percepção do empresariado de Sinop diagnosticada pelo CISE (Centro de Informações Socioeconômicas), formado pelo departamento de economia da Unemat e CDL Sinop.

O Índice de Confiança Empresarial, mediu 97 pontos no mês de março de 2016, em uma escala de 0 a 200 pontos. O indicador mostrou uma alta de 6,59% com relação ao mês anterior. Em termos estatísticos, o empresariado local está mais confiante na economia local. Mas esse número esconde um pessimismo da classe.

O Índice de Confiança é composto por dois outros indicadores: o IAE (Índice de Atividade Econômica) e o IEE (Índice de Expectativa Empresarial). Eles são formulados através de um questionário aplicado à 150 empresários de Sinop, que opinam sobre o desempenho econômico da cidade. No IAE os empresários analisam o momento atual, tomando como base a suas últimas movimentações do seu negócio. No IEE, os empresários consideram a sua percepção da economia para os próximos 3 meses.

O IAE, que se refere ao “momento atual”, teve alta de 16,87%. Já o IEE, que é a previsão do empresariado para os próximos meses, teve queda de -2,02%. Para a maioria dos empresários o momento é melhor que no mês anterior, mas vai piorar.

O pessimismo é mais flagrante quando se analisa os itens que compõem os indicadores. Tanto no IAE como no IEE, os empresários avaliam Vendas, Adimplência, Segmento Empresarial, Investimentos, Contratações e Economia de Sinop, opinando sobre cada um desses itens.

No IAE, que mede o momento atual, o item Vendas atingiu 126 pontos. Ou seja, a maioria do empresariado considera que o comércio local está vendendo bem. Os itens Segmento Empresarial e Economia de Sinop atingiram 103 pontos. Isso significa que a maioria também acredita que a sua atividade vai bem e que a economia de Sinop está melhor do que pior. Adimplência ficou no meio da balança, com 97 pontos. Os dois outros itens são Investimentos (62 pontos) e Contratações (63 pontos). A grosso modo as vendas vão bem, o segmento do empresário e a economia de Sinop também, a inadimplência não chega a ser preocupante, mas mesmo assim o empresariado tem preferido não investir nem fazer contratações.

O pessimismo empresarial fica evidente no IEE, que mede a previsão dos próximos 3 meses. O item Contratações do IEE atingiu 21 pontos e Investimentos 56 pontos. A posição hoje é de retrair os gastos.

Historicamente o IEE de Sinop sempre foi superior ao IAE, fruto do otimismo local. Embora em números a expectativa supere a atividade econômica, todos indicadores tiveram queda no mês de fevereiro. A exceção foi “Economia de Sinop”, que teve alta de 4,83%, lacrando em 117 pontos. Mesmo com a queda, o número de empresários que espera aumento nas Vendas é maior (142 pontos). O otimismo também é maior no Segmento Empresarial, que somou 117 pontos na análise da expectativa futura. “Os índices de atividade e de expectativa empresarial são importantes porque nos dão uma noção de como o empresário está reagindo ao atual cenário econômico, como ele está predisposto a se posicionar e qual é a sua percepção. Um empresariado com alto índice de confiança mostra um cenário propício a investimentos, enquanto um índice de confiança baixo indica que a tendência do empresário é retrair, enxugar seus custos, desacelerar”, comenta o economista da Unemat, Udilmar Zabot.

O Índice de Confiança Empresarial é medido pelo CISE, de forma sistemática, desde 2013.