Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Avaliação

Empresários de Sinop dizem que 2017 foi ótimo para o comércio

Apenas 4% acharam este um ano ruim

Economia | 20 de Dezembro de 2017 as 17h 48min
Fonte: Jamerson Miléski

No balanço final, 2017 não foi um ano ruim para a economia de Sinop. Apesar do mantra de crise cantando ao longo dos 12 meses, o comércio local está bastante satisfeito com os resultados obtidos. É o que mostra a pesquisa realizada pelo Departamento de Economia da Unemat, em parceria com a CDL Sinop. Na avaliação geral, 2017 foi um ano ótimo para quem vende.

A pesquisa entrevistou 190 empresários de Sinop, na primeira semana de dezembro. Uma das perguntas feitas foi: “Qual sua avaliação geral do ano de 2017 para o comércio?”.

55% dos empresários respondeu que 2017 foi um ano “ótimo”. Outros 41% disseram que foi regular e apenas 4% declararam que foi um ano ruim.

O levantamento também mostrou que a expectativa para esse ano é melhor que em 2016. Para 71% dos empresários, as vendas deste final de ano (Natal e reveillon) serão melhores do que no ano passado. 25% acredita que serão iguais e só 4% acredita em um desempenho pior.

O otimismo da maioria se reflete em contratações. 63% dos empresários declararam que contrataram empregados temporários, em função das datas comemorativas de dezembro.

A avaliação da classe empresarial é um pouco diferente da percepção da população geral. Em paralelo, o departamento de economia entrevistou um público diverso de 104 pessoas, indagando sobre sua avaliação do ano de 2017. A maioria, 39%, classificou como bom e 31% disse que o ano foi regular. Para 10%, o ano foi excelente. No entanto, a fatia de descontentes com o desempenho de 2017 é maior entre os consumidores do que os empresários. Os que consideram 2017 um ano Ruim ou Péssimo somam 20%.