Dia das Mães
Empresários projetam redução nas vendas e consumidores aumento nas compras
Pesquisa mostra contradição entre o pessimismo do comércio e a expectativa dos consumidores
Economia | 27 de Abril de 2015 as 16h 31min
Fonte: Jamerson Miléski
Uma pesquisa realizada pelo departamento de Economia da Unemat Sinop revelou duas percepções antagônicas para o Dia das Mães – a segunda data mais importante em vendas para o comércio. Quem é empresário, espera redução nas vendas. Quem é consumidor, pretende comprar mais.
A pesquisa ouviu 60 empresários e 154 consumidores, fazendo perguntas diferentes para cada grupo. Na pesquisa dirigida aos lojistas, foi perguntado sobre a expectativa de vendas para o dia das Mães, em relação ao ano anterior. Para 56% dos empresários, as vendas serão iguais. Para 16% serão Piores que em 2014. Apenas 28% espera que haja aumento.
Na mesma pesquisa realizada em 2014, o resultado foi bem diferente. No ano passados 66% esperava aumento nas vendas, 10% redução e apenas 24% acreditava que o volume de vendas seria o mesmo que no ano anterior.
O comércio pode até estar mais pessimista em 2015 do que em 2014, mas os consumidores pretendem gastar mais. No levantamento realizado junto aos 154 consumidores, 82% disse que pretende presentear nesse Dia das Mães. No ano passado, apenas 69% dos entrevistados iria dar presentes.
Os pesquisadores também perguntaram quantos destes consumidores de fato presentearam no ano passado. 66% disse que presenteou. Ou seja, o aumento projetado mínimo é de 16% no volume de vendas.
Só uma lembrancinha
O que não subiu muito foi o quanto os filhos, maridos e genros pretendem gastar com os presentes. Segundo o levantamento, o valor médio da “lembrancinha” será de R$ 117,50 em 2015. No ano passado esse valor foi de R$ 112,00 – praticamente a correção da inflação.
A maioria dos consumidores (44%) respondeu que pretende dar presentes entre R$ 50 a R$ 100. Apenas 7% dará presentes acima de R$ 300. Só 16% espera gastar menos de R$ 50 com o presente de dia das Mães.
O que dar?
A aposta mais comum de presente são os artigos de vestuário, escolhidos por 34% dos consumidores pesquisados. Em segundo lugar vem perfumes com 27%. Utilidades domésticas ainda serão os presentes de 11% das mamães. 5% deve ganhar joias e 1% celular – ou seja, aquelas 7% que vai gastar mais de R$ 300.
Demais presentes que não se encaixam em nenhuma dessas categorias, somados, correspondem a 21%.
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