Mato Grosso
Estudo aponta que MT será o Estado que mais crescerá em 2020
Estado é destaque pela forte produção agropecuária; Centro-Oeste deve crescer 2,4% do PIB total
Economia | 02 de Março de 2020 as 16h 12min
Fonte: Mídia News

Um estudo da Consultoria Tendências, que revela aspectos da economia brasileira em 2020, aponta que Mato Grosso deve apresentar a melhor performance entre todos os Estados do País neste ano.
Após fortes altas na produção agropecuária — beneficiada pela maior exposição ao mercado externo —, o Estado excedeu seu PIB registrado anteriormente à recessão em 2017.
O Centro-Oeste deve apresentar crescimento de 2,4% do PIB Total em 2020, também graças à boa evolução esperada para a agropecuária.
Com peso de 43,3% na produção industrial total da região, o setor de alimentos deve contar com avanço de 3,0% em 2020, puxado pela maior produção de proteína animal e derivados do milho. A região deverá ser beneficiada, ainda, pelo câmbio desvalorizado e pela alta de preços da carne.
Após desempenho menos negativo no biênio 2015-2016 devido à maior resiliência da agropecuária frente a crises, quase todos os Estados da região Centro-Oeste excederam o PIB registrado anteriormente à recessão. Apenas Goiás não deverá ter superado seu nível pré-crise de atividade econômica em 2020.
No cenário nacional, a perspectiva de maior expansão da economia neste ano não será suficiente para garantir a todas as regiões geográficas a recuperação do nível de atividade verificado no período anterior à crise.
Enquanto Norte, Centro-Oeste e Sul serão os únicos a exceder o PIB registrado antes da recessão, as regiões Nordeste e Sudeste ainda estarão longe de superá-lo. Em 2020, o patamar do PIB brasileiro ainda deverá ficar 1,0% abaixo do verificado em 2014.
Considera-se o ano de 2014 como a referência do período pré-crise para o Brasil e para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste; e o ano de 2013 para o Sul e o Sudeste.
Da mesma forma, considera-se o ano de 2014 como a referência do período pré-crise para todas as Unidades da Federação, exceto para Minas Gerais, São Paulo e Paraná, cuja referência é 2013.
Notícias dos Poderes
Por que os voos domésticos no Brasil são tão caros?
Brasil lidera média de preços de voos na América Latina, mesmo quando comparadas rotas com distâncias semelhantes em outros países.
15 de Setembro de 2025 as 14h16150 vezes maior que o PIX: entenda a plataforma que a Receita Federal prepara para a reforma tributária
Pelo sistema da Receita Federal, transitarão cerca de 70 bilhões de documentos anualmente
15 de Setembro de 2025 as 08h59Pesca esportiva atrai público diverso e ganha força entre mulheres em Mato Grosso
Durante os dias de evento, participantes viveram experiências no Pantanal, unindo esporte, convivência e conexão com a natureza
15 de Setembro de 2025 as 09h25