Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Menu

"Marolinha"

Inflação de Sinop dispara e economia tem retração de 18%

Atividade econômica atinge o menor índice da série história e inflação de fevereiro é de 1,01%

Economia | 17 de Março de 2015 as 18h 06min
Fonte: Jamerson Miléski

Os reflexos negativos da economia brasileira começam a chegar em Sinop... mas por enquanto é só uma “marolinha”.  É o que apontam os indicadores econômicos apresentados nesta terça-feira (17), pelo departamento de economia da Unemat, em parceria com a CDL Sinop.

O IPC-Sinop (Índice de Preços ao Consumidor), que mede a inflação local, registrou alta de 1,01% no mês de fevereiro. Em janeiro esse valor foi de 0,61%. No acumulado dos últimos 12 meses a inflação corresponde a 6%. Essa foi a primeira vez desde março de 2013 que a inflação local ultrapassa a marca de 1%.

Para o economista que conduz a pesquisa, Udilmar Zabot, o número é significativo, mas não retrata uma situação de desespero. “É um acompanhamento da inflação nacional, que no mesmo período registrou alta de 1,22%. A inflação foi acima da média, mas não chega a ser um indicador de perigo na economia. Porém deixa claro que as políticas econômicas do governo para conter a inflação não estão surtindo efeito”, comenta.

Se comparado com o acumulado, a inflação local em 2015 é metade da inflação nacional. Na média nacional, o acumulado dos últimos 12 meses é de 7,7%.

Na economia local a maior alta foi nos preços dos Artigos de Residência (0,57%). Os alimentos, que estão em constante elevação há 18 meses também tiveram alta. O item subiu 0,32%. Vestuário também registrou alta de 0,24%. A Habitação foi o único setor em queda (-0,13%). Os demais itens que compõem o IPC não tiveram variação.

 

Economia retraída

o departamento de economia também mede o índice de confiança empresarial, que é a soma Atividade Econômica (hoje) com a Expectativa Empresarial (projeção para os próximos 3 meses). O indicador, medido em uma escala de 0 a 200, registrou 100 pontos. “É o meio da tabela. Significa que o número de empresários confiantes na economia local é o mesmo daqueles que analisam a situação com menos confiança”, explica o economista.

O índice de atividade econômica – que mede o atual momento – registrou a menor pontuação desde que o levantamento econômico começou a ser feito, em março de 2013.Foram 72 pontos no total – redução de 18% se comparado ao mês de fevereiro e de 36,8% se comparado a março de 2014. O índice é composto por Vendas, Adimplência, Segmento Empresarial, Investimentos, Contratações e Economia de Sinop. Desses 6 itens, apenas Economia de Sinop não teve variação. Os demais oscilaram negativamente entre -15% e -29%.

Segundo o economista, os números só não são um prenúncio de crise porque existe uma projeção futura otimista. O Índice de Expectativa Empresarial registrou um aumento de 4% com relação ao mês de fevereiro. “O empresário está vendo o momento como ruim, mas espera melhoras nos próximos 3 meses”, ressalta.

Parte dessa expectativa positiva deve-se as duas próximas datas comemorativas: Páscoa e Dia das Mães – momentos importantes para as vendas no comércio. Agora é esperar que a expectativa se converta em atividade.