Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

OIT

Mato Grosso quer gerar empregos verdes

Estado elabora projeto de promoção da inclusão socioprodutiva sustentável

Economia | 17 de Dezembro de 2015 as 17h 26min
Fonte: Sandra Carvalho | Setas-MT

O projeto de desenvolvimento econômico, social e sustentável do Governo de Mato Grosso atraiu a atenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Na tarde de quarta-feira (16), executivos destes dois organismos da Organização das Nações Unidas (ONU) se reuniram com o governador Pedro Taques e secretários para discutir desenvolvimento sustentável aliado à inclusão socioprodutiva no estado.

Peter Poschen, diretor da OIT no Brasil, disse ter ficado impressionado com a visão, compromisso e abordagem integral do Governo de Mato Grosso para articular as atividades de várias secretarias. “Os poucos avanços que conseguimos no passado no desenvolvimento sustentável foi resultado de ações integradas”, observou Porschen, que veio propor ao Governo de Mato Grosso uma parceria com o PNUMA e a OIT, não só na promoção do trabalho decente, mas também de uma economia mais sustentável dentro de uma agenda ampla de desenvolvimento social, econômico e de preservação do meio ambiente.

Porschen reconheceu o compromisso de Mato Grosso com essa agenda, falou da parceria de trabalho existente no sistema de Nações Unidas para ajudar países e os estados a promoverem a transformação das suas economias em uma economia mais sustentável e enalteceu o compromisso dos secretários com este novo modelo de gestão pública.

Coordenador dos Programas de Trabalho Decente e Empregos Verdes do Escritório de Projeto da OIT, Paulo Sérgio Muçouçah, adiantou que até janeiro secretários e OIT devem concluir um projeto a ser apresentado nas reuniões da OIT e PNUD para aprovação de recursos a serem investidos na parceria em Mato Grosso.

Secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda afirmou que há um interesse mútuo entre OIT e Governo do Estado em “esverdear” a economia de Mato Grosso. “São várias secretarias envolvidas e a temática que nos trouxe o aprimoramento dessas atividades é o item incluir. Incluir para os empregos verdes, para o trabalho descente, transformar algumas atividades econômicas que podem esverdear”, ressaltou, citando como exemplo a construção civil e também matrizes energéticas.

Segundo o titular da Setas, há países onde a própria implantação do uso da energia solar gerou mais de 100 mil empregos. “Nós temos em Mato Grosso três milhões e duzentas mil pessoas, das quais um milhão e quatrocentas está no Cadastro Único como em situação de vulnerabilidade, necessitando de algum programa ou ação social. Por isso estamos buscando novos modelos de inclusão socioprodutiva”.

 

Meio ambiente

Para a secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, o projeto Empregos Verdes da OIT vai ao encontro do plano de governo apresentado por Mato Grosso na COP 21, em Paris, que é baseado em três eixos: produzir, conservar, incluir. “Isso mostra que nós queremos o território de Mato Grosso desenvolvendo de forma sustentável e isso passa pela economia de baixo carbono, criação de empregos verdes e pela inclusão social dos pequenos e dos mais pobres”.

 

Justiça

Uma das primeiras experiências de inclusão socioprodutiva sustentável ocorre na Penitenciária Agrícola das Palmeiras, conforme o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Dorilêo. “Na nossa pasta meio ambiente é direitos humanos, por isso queremos mostrar para a sociedade que devemos trabalhar a sustentabilidade enquanto política de direitos humanos. E nós já temos uma unidade penal agrícola, a Penitenciária Agrícola das Palmeiras, praticamente sem utilização, que já revitalizamos e estamos reintroduzindo este conceito de cumprimento de pena, agregando o valor da sustentabilidade”.

Agora, com a participação de outras secretarias e da OIT, a partir da Penitenciária Agrícola das Palmeiras vai ser possível ter a experiência de gerar empregos verdes utilizando o patrimônio natural como laboratório para formação e capacitação de mão de obra de trabalhadores que serão reinseridos na sociedade com o valor da sustentabilidade.

O projeto Empregos Verdes de Mato Grosso é elaborado a partir de uma parceria entre as secretarias de Estado de Trabalho e Assistência, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Assuntos Fundiários e Justiça e Direitos Humanos, Planejamento e Coordenação Geral, Cidades, Gabinete de Articulação e Desenvolvimento Regional e Núcleo de Assuntos Internacionais.