Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Estatística do Pânico

Pesquisa mostra que a população de Sinop está com medo

87% dos entrevistados afirmaram que não se sentem seguros

Economia | 21 de Agosto de 2015 as 17h 13min
Fonte: Jamerson Miléski

Uma pesquisa realizada pela CDL Sinop e pelo departamento de Economia da Unemat ajudaram a transcrever em números o estado de pânico da população local. Conforme o levantamento, 87% dos entrevistados declararam que não se sentem seguros em Sinop. Para mais da metade destes, a insegurança já gerou mudanças no comportamento. A maioria está evitando sair de casa.

A pesquisa foi realizada na primeira semana de julho e apresentada hoje, sexta-feira (21). Foram entrevistadas 130 pessoas com o objetivo de avaliar a percepção sobre a situação da segurança pública na cidade. O resultado é um contraponto claro às estatísticas da secretaria estadual de segurança pública, que afirma, taxativamente, que a criminalidade tem diminuído desde janeiro desse ano.

Dos ouvidos pela pesquisa, apenas 13% responderam que “Sim”, se sentem seguros em Sinop. Os 87% restantes responderam que não se sentem seguros.

Quem pode tem tentado fazer a própria segurança. 39% dos entrevistados disse que já investiu em equipamentos de segurança em suas residências. Quem não conseguiu transformar a sua casa em uma fortaleza, tentou se prevenir mudando seus hábitos.

A pesquisa questionou se “Essa situação tem influência a sua rotina?” – 57% disseram que Sim. Entre aqueles que mudaram seu comportamento por causa da insegurança, 73% afirmaram que estão evitando sair de casa em determinados horários. 5% ainda reduziram o seu convívio social, deixando de ir em festas, bares e eventos. Os entrevistados (37%), relataram ainda outras formas de influência na rotina por conta da insegurança.