Bom dia, Quinta Feira 22 de Agosto de 2019

Economia

População acha que Sinop tem “boa” qualidade de vida

Quanto ao momento econômico da cidade, otimismo é menor

Pesquisa GC | 22 de Maio de 2019 as 18h 32min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: GC Notícias

Uma das perguntas feitas pela pesquisa GC Notícias/Ética Instituto de Pesquisa foi como o cidadão avalia a qualidade de vida em Sinop? Ao longo dos 44 anos de existência, convencionou-se dizer que Sinop seria uma grande cidade. A economia sempre foi tratada como o ponto forte do município. Já a qualidade de vida, nem tanto.

O questionamento feito pela pesquisa do GC Notícias mede, na verdade, a percepção do cidadão local quanto à qualidade de vida e também a economia. A opinião coletiva hoje é o oposto do passado.

Para 56,5% dos entrevistados na pesquisa, a qualidade de vida em Sinop é “boa”. Outros 6,9% classificaram como sendo “ótima” – o que resulta em uma avaliação positiva de 63,4%. No meio termo estão aqueles que consideram a qualidade de vida em Sinop “satisfatória” – estes somam 18,2%.

Os descontentes com a cidade são minoria. Para 9,4% a qualidade de vida é “ruim” e 4,8% acham “péssima”. Com isso, 14,2% não estão satisfeitos com o local onde vivem. 4,1% não opinaram.

Quando o assunto é a economia de Sinop, o costumeiro otimismo da cidade que se acostumou a crescer na casa dos 7% ao ano dá lugar a uma sensação de cautela. Apenas 17,5% dos entrevistados acreditam que a economia local está “aquecida”. Para a maioria dos entrevistados, 45,2%, a economia de Sinop está “normal”. O que breca o otimismo são os 31,1% - quase um terço da população ouvida – que sente a economia local “em queda”. 6,2% não opinaram.

A pesquisa GC Notícias/Ética Instituto de Pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 13 de maio. Foram entrevistados 434 moradores de Sinop. A técnica utilizada foi “Survey”, com questionário estruturado e campo amostral baseado nos dados do IBGE, de forma que os entrevistados reproduzam uma “amostra” condizente com a população de Sinop. A margem de erro da pesquisa é de 5,5%. O intervalo de confiança é de 95%.

A pesquisa realizada pelo GC Notícias conta com 29 perguntas, incluindo a avaliação da gestão da prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), do governador do Estado, Mauro Mendes (DEM), dos vereadores, secretários municipais e deputados estaduais.

Ao longo da semana esses resultados serão divulgados em reportagens no nosso site e redes sociais com a #Pesquisa GC.

COMENTARIOS