Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Pesquisa GC

População acha que Sinop tem “boa” qualidade de vida

Quanto ao momento econômico da cidade, otimismo é menor

Economia | 22 de Maio de 2019 as 18h 32min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: GC Notícias

Uma das perguntas feitas pela pesquisa GC Notícias/Ética Instituto de Pesquisa foi como o cidadão avalia a qualidade de vida em Sinop? Ao longo dos 44 anos de existência, convencionou-se dizer que Sinop seria uma grande cidade. A economia sempre foi tratada como o ponto forte do município. Já a qualidade de vida, nem tanto.

O questionamento feito pela pesquisa do GC Notícias mede, na verdade, a percepção do cidadão local quanto à qualidade de vida e também a economia. A opinião coletiva hoje é o oposto do passado.

Para 56,5% dos entrevistados na pesquisa, a qualidade de vida em Sinop é “boa”. Outros 6,9% classificaram como sendo “ótima” – o que resulta em uma avaliação positiva de 63,4%. No meio termo estão aqueles que consideram a qualidade de vida em Sinop “satisfatória” – estes somam 18,2%.

Os descontentes com a cidade são minoria. Para 9,4% a qualidade de vida é “ruim” e 4,8% acham “péssima”. Com isso, 14,2% não estão satisfeitos com o local onde vivem. 4,1% não opinaram.

Quando o assunto é a economia de Sinop, o costumeiro otimismo da cidade que se acostumou a crescer na casa dos 7% ao ano dá lugar a uma sensação de cautela. Apenas 17,5% dos entrevistados acreditam que a economia local está “aquecida”. Para a maioria dos entrevistados, 45,2%, a economia de Sinop está “normal”. O que breca o otimismo são os 31,1% - quase um terço da população ouvida – que sente a economia local “em queda”. 6,2% não opinaram.

A pesquisa GC Notícias/Ética Instituto de Pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 13 de maio. Foram entrevistados 434 moradores de Sinop. A técnica utilizada foi “Survey”, com questionário estruturado e campo amostral baseado nos dados do IBGE, de forma que os entrevistados reproduzam uma “amostra” condizente com a população de Sinop. A margem de erro da pesquisa é de 5,5%. O intervalo de confiança é de 95%.

A pesquisa realizada pelo GC Notícias conta com 29 perguntas, incluindo a avaliação da gestão da prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), do governador do Estado, Mauro Mendes (DEM), dos vereadores, secretários municipais e deputados estaduais.

Ao longo da semana esses resultados serão divulgados em reportagens no nosso site e redes sociais com a #Pesquisa GC.