Boa noite, Terça Feira 25 de Abril de 2017
Saúde Coluna Social Classificados Sobre o Site Fale Conosco

Quem exibe nas redes sociais bens não declarados no Imposto de Renda pode cair na malha fina

GC Notícias | 14/03/2017 16:16

Ostentação na internet será observada pela Receita Federal

A Receita Federal apertou o cerco, este ano, aos contribuintes que exibem nas redes sociais os bens que não foram informados na declaração de Imposto de Renda. Para isso, o órgão informou que está monitorando e cruzando as informações de quem gosta de ostentar na internet para tentar identificar possíveis sonegadores. Segundo o professor de Ciências Contábeis da Faculdade Mackenzie Rio, Hélio Azevedo, quem apresentar na internet bens incompatíveis, poderá cair na malha fina.

“A investigação nas redes sociais é um procedimento novo da Receita Federal, mas que é válido. Com isso, o órgão está expandido a base de investigação utilizada, tornando a fiscalização mais eficaz. Se o contribuinte estiver exibindo na internet algo que não é compatível com o patrimônio declarado, poderá ter que prestar explicações ao Fisco”, explica o professor.

Segundo ele, por outro lado, caso seja notificado, o contribuinte poderá fazer o questionamento na Justiça. “A legislação permite que faça o questionamento na Justiça”, afirma.

 

Fonte: Redação