Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Estado

Rede de postos de combustível de MT suspende venda de etanol

Economia | 02 de Janeiro de 2020 as 14h 22min
Fonte: Mídia News

A rede de postos Aldo, com unidades em diversas cidades de Mato Grosso, emitiu um aviso de que não vende mais etanol a partir do dia 1º de janeiro, em razão da modificação da lei que concede incentivos fiscais no Estado de Mato Grosso.

“Não temos Etanol – Governo do Estado MT inviabilizou a venda”, consta em um aviso afixado em frente a um posto na BR-163, na Capital. No ano passado, a Assembleia Legislativa aprovou uma lei encaminhada pelo governador Mauro Mendes (DEM) para restituir os incentivos fiscais no Estado a partir do dia 1º de janeiro.

Dentre os setores que tiveram revisão de incentivos, está o etanol. Pela legislação, o Estado poderia cobrar até 25% de ICMS sobre o produto e estava, segundo o Executivo, cobrando 10,5%. Com a alteração da legislação, esta cobrança foi para 12,5%.

Conforme a assessoria de imprensa do Sindpetróleo (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Mato Grosso), a nova legislação inviabilizou a operação de etanol nos Postos Aldo, que tem como foco a venda de óleo diesel.

“Os postos Aldo acabam tendo uma despesa muito mais alta que o normal para revender etanol. Com a alta nas usinas, os preços aumentaram nas distribuidoras e portanto os postos repassam ao consumidor final”, informou a assessoria do Sindipetróleo em nota.

“Esta decisão dos postos Aldo é particular da rede. Uma decisão comercial, mas que também é uma forma de protestar, pois para eles a revenda de etanol foi inviabilizada”, completou.

Em comunicado recente, o Governo de Mato Grosso classificou como “fake news” o aumento de preços de determinados produtos devido a nova legislação. O Executivo ainda disse que não cederá a pressão de empresários. 

“Este tipo de pressão não funciona com o Governo. Não haverá nenhum tipo de mudança das medidas implementadas até o presente momento”, disse o governador Mauro Mendes na última semana”, afirmou o Executivo.