Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Ônibus do transporte escolar terão câmeras de segurança

Cada veículo irá receber 2 câmeras para monitorar alunos e motoristas

Educação | 14 de Novembro de 2019 as 09h 22min
Fonte: Jamerson Miléski

A frota própria do transporte escolar de Sinop irá receber câmeras de monitoramento. A vigilância digital dos alunos da rede municipal de ensino será viabilizada através do pregão presencial 060/2019, lançado pela secretaria de Educação de Sinop nesta quarta-feira (13). Através da licitação o município espera contratar uma empresa que forneça e instale os equipamentos nos ônibus que fazem o transporte escolar.

A compra contempla 64 câmeras – 2 para cada veículo – além de 32 centrais para gravação, cabos, cartões de memória e instalação. No total a prefeitura de Sinop estima a compra em R$ 207,7 mil. Esse é o valor máximo disposto no edital, sendo que a aquisição pode ficar mais barata de acordo com a disputa entre as empresas interessadas em fornecer os equipamentos.

Segundo a secretária de Educação, Veridiana Paganotti, o sistema de câmeras de vídeo terá uma função dupla. A mais óbvia é o monitoramento do comportamento dos alunos no trajeto entre a escola e a casa. “Hoje os ônibus do transporte escolar de Sinop já contam com um profissional da secretaria de Educação, que faz a função de monitor – o que aumenta a segurança e a ordem no translado dos alunos. No entanto, é humanamente impossível observar tudo que acontece. As câmeras vão auxiliar nesse sentido, registrando tudo que acontece no transporte escolar”, explicou Veridiana.

Há aproximadamente 2 anos, vários delitos cometidos por alunos que estavam dentro de ônibus escolares foram registrados em Sinop. Nesses episódios, estudantes lançaram objetos contra veículos estacionados, depredando o patrimônio alheio. A identificação dos culpados foi custosa. “Além de coibir esse tipo de delito, as câmeras vão registrar também quem depreda o patrimônio público. Com as imagens iremos responsabilizar o aluno que causou o dano. Terá que pagar”, alertou a secretária.

O segundo ponto dessa ação é o monitoramento dos motoristas. O sistema de câmeras também irá registrar o comportamento dos profissionais que são contratados para levar os alunos de casa para a escola. Velocidade, segurança na direção, respeito as normas de trânsito e educação no trato com os alunos serão pontos observados através das câmeras. “Há um índice de acidentes relativamente grande com veículos do transporte escolar”, pontuou a secretária.

A principio a compra contempla apenas os 32 ônibus “amarelos” que fazem parte da frota própria. Cerca de 47% do transporte escolar é feito com esses veículos. O restante é terceirizado, com a Rosa Transportes – empresa que detém a concessão do transporte coletivo no município. Segundo Veridiana, a pretensão é fazer um ajuste na licitação e no contrato, para o próximo ano, prevendo que esses ônibus terceirizados também contém com seus sistemas de monitoramento por vídeo. “Assim teremos certeza que todo o transporte escolar estará sendo feito como deve, com todos os alunos sentados, usando cinto de segurança, com um veículo conduzido da forma correta, sem brigas ou agressões entre alunos”, finalizou a secretária.

Para o próximo ano a gestão está pleiteando a aquisição de mais 12 ônibus para integrar a fronta própria do transporte escolar.