Bom dia, Domingo 17 de Novembro de 2019

Educação

Acadêmicos farão atividades de prevenção ao Câncer de Mama

Ação coordenada pela secretaria de saúde conta com a parceria da Unic Sinop

Outubro Rosa | 10 de Outubro de 2019 as 16h 51min
Fonte: Redação

Nesta sexta-feira (11), a Secretaria Municipal de Saúde realiza ação em alusão ao Outubro Rosa. O curso Enfermagem da Unic Sinop irá promover atividades de prevenção ao câncer de mama e colo de útero. As ações incluem realização de consultas, exames clínicos gratuitos e orientações sobre o autoexame das mamas. O objetivo é oferecer um dia intenso de serviços voltados à promoção da saúde feminina.

Para participar, basta comparecer na Unidade de Saúde da Família do Jardim Primavera nesta sexta-feira, dia 11 de outubro, das 17h às 21h.  

Outubro Rosa é um movimento de conscientização que objetiva alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Dados do Ministério da Saúde indicam que o Brasil figura na segunda faixa mais alta de incidência de câncer de mama entre todos os países, com uma taxa de 62,9 casos por 100 mil mulheres. Estima-se ainda a ocorrência de 59.700 novos casos da doença no país.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), há elevado percentual de cura quando o câncer de mama é identificado em estágios iniciais e quando as lesões são menores de dois centímetros de diâmetro. Dessa maneira, o controle do câncer de mama depende de um diagnóstico antecipado, reduzindo assim, os índices de mortalidade.

COMENTARIOS