Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Educação

Aluna mato-grossense se inspira em música de Zé ramalho e tira nota mil na redação do Enem

Ela é de Tangará da Serra, fez cursinho preparatório durante quatro anos e pretende cursar medicina

Educação | 22 de Janeiro de 2019 as 20h 37min
Fonte: Redação com G1

Foto: TVCA/ Reprodução

A estudante Gabriela Fonseca, de 21 anos, que tirou nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, fez o texto inspirado nos versos da música 'Admirável Gado Novo', do cantor Zé Ramalho. Ela é de Tangará da Serra, a 519 km de Sinop, e pretende cursar medicina.

Gabriela transformou os versos em argumentos na redação do Enem. "Ela (música) fala sobre a população, sobre a massa e fala um pouco sobre alienação e então achei que no tema sobre alienação poderia se encaixar", contou.

A estudante foi a única mato-grossense a tirar nota máxima em redação. "Nunca imaginei que fosse a única no estado inteiro entre tantos alunos. Foi uma surpresa", declarou.

Para obter esse resultado, se dedicou muito aos estudos. Gabriela fez cursinho em Cuiabá durante quatro anos. A rotina era de mais de 12 horas diárias de estudo.

"Sempre foi cansativo, porque o cursinho é cansativo, mas tive persistência, paciência, tive o apoio dos meus pais, do meu irmão. Eu fazia cursinho integral, chegava em casa e estudava mais um pouco", disse.

No cursinho preparatório, ela exercitava muito a produção e interpretação de texto. "Lia bastante, coisas que os professores indicavam, como livros, músicas, para entender e citar trechos de livros", afirmou.

No dia da prova do Enem, Gabriela decidiu fazer a redação primeiro. Ela leu o tema, escolheu bem os argumentos e decidiu passar a limpo depois. Demorou cerca de 2 horas para fazer a redação.

O tema da redação foi "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet".

"Não esperava esse tema, esperava que fosse outro tema, fiquei bem nervosa, mas no decorrer da prova fui me acalmando, ficando mais tranquila, fazendo anotações", contou.

Ao retornar para casa, Gabriela não imaginava que pudesse obter esse resultado. Segundo a mãe dela, Maria Fonseca, a filha não sabia se tinha ido bem na prova, mas na última sexta-feira (18), quando viu o resultado, Gabriela nem acreditou que fosse verdade.

Depois da surpresa, ela se prepara para tentar uma vaga no curso de medicina em uma universidade pública.

Ela faz parte dos 55 candidatos do Enem no Brasil que conseguiram tirar nota máxima na redação.