Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Cidade do Saber atenderá 240 crianças com atividades esportivas

Alunos serão inseridos em aulas de tênis de mesa, xadrez, futsal, handebol, vôlei, futsal e outros

Educação | 02 de Junho de 2017 as 15h 24min
Fonte: Assessoria

O projeto Cidade do Saber, compromisso de campanha da prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), foi lançado na manhã desta sexta-feira (2), durante cerimônia no Ginásio Olímpico José Carlos Pasa. O programa Esporte e Cidadania atenderá, inicialmente, 240 crianças da rede pública municipal, com atividades esportivas no período em que elas não estarão na sala de aula, o chamado sistema de contraturno.

Essa é a etapa inicial do Cidade do Saber, que deve ser ampliado para o próximo ano com atendimento à demais crianças da rede pública municipal e também com atividades culturais. Os alunos participarão de atividades esportivas três vezes por semana, no período da manhã, no Ginásio José Carlos Pasa e na Escola Rodrigo Damasceno.

“Nós planejamos o Cidade do Saber, que é a criança no seu contraturno, quando não estão em sala de aula, que possa praticar atividades esportivas e culturais. Nós temos que começar a trabalhar as crianças na base e tirando essas crianças da vulnerabilidade. Começa com quatro escolas e 240 crianças, mas queremos ampliar para toda a rede municipal”, explicou a prefeita.

Na fase inicial foram selecionados para o projeto estudantes do 5º e 6º anos do ensino fundamental das Escolas Municipais Professor Jurandir Liberino Mesquita, Rodrigo Damasceno, Ana Cristina de Sena e Basiliano do Carmo de Jesus. “Essa escolha foi pelo alto índice de indisciplina na escola e a gente também busca crianças que estão em risco social, para que a gente possa transformar a vida deles”, explicou a secretária Municipal de Educação, Esporte e Cultura, Veridiana Paganotti.

Os alunos serão inseridos em aulas de tênis de mesa, xadrez, futsal, handebol, vôlei, entre outros. Eles terão transporte escolar disponível para levá-los até os ginásios, onde serão desenvolvidas as atividades. “São várias modalidades esportivas e um ponto importante é que os nossos professores são os melhores professores do Estado, que estarão trabalhando com essas crianças. E começa na base e nossas escolinhas serão fomentadas com um número excelente de crianças e, conforme for desenvolvendo o projeto, vamos atender outras escolas”, pontuou o coordenador técnico da Gerência de Esportes, Miguel Junior.

Segundo o gerente de Esportes, Carlão Coca-Cola, a secretaria tem trabalhado para ampliar esse atendimento para o próximo ano. “Vai ser só no período da manhã, no começo do projeto, para o ano que vem atingir mais alunos, porque a intenção da gerencia de esportes é trazer as crianças para fazer o esporte”.

 

Cidade do Saber

Programa Cidade do Saber vai incluir atividades esportivas e culturais no currículo escolar de escolas municipais de Sinop. A implantação de inserção de modalidades esportivas como futebol, vôlei e atividades culturais, como pintura, teatro, são sugestões de aulas que poderão ser agregadas ao currículo escolar.

As próprias escolas, ginásios e campos poderão ser utilizados para o desenvolvimento destas atividades que irão melhorar o ensino aprendizagem dos estudantes. O Cidade do Saber tem o objetivo de aumentar a concentração dos estudantes, proporcionar a integração, disciplina dos estudantes trazendo benefícios nas salas de aula e tirar as crianças e adolescentes de situações de vulnerabilidade.