Educação
Escola cria novo boletim que indica desempenho do aluno
Objetivo é incentivar as crianças e os pais no acompanhamento as notas
Educação | 23 de Maio de 2019 as 10h 07min
Fonte: Secom MT
A Escola Estadual Estêvão de Mendonça, em Guiratinga, no sul de Mato Grosso, não para de inovar. Desde o início do ano letivo, a gestão escolar instituiu duas avaliações bimestrais (uma apenas para as disciplinas que só tem uma aula por semana na grade). Com base nessas avaliações, criou-se uma tabela com todas as notas, no estilo do antigo boletim.
A tabela ainda vem acompanhada de gráfico que mostrará o desempenho do aluno em cada uma das disciplinas, mostrando se este evoluiu ou regrediu. Como parte do sistema, os pais terão acesso às duas notas quantitativas de zero a dez e à média bimestral. A escola explicou aos pais que o monitoramento de aprendizagem não será critério de aprovação ou retenção de alunos.
“Tanto professores quanto pais já viram a entrega do “boletim” surtir efeito na vida escolar dos alunos. É incrível como a possibilidade de ter as notas e médias entregues aos pais já incentivou-os a se empenharem mais nos estudos”, destaca a professora de matemática, Valéria Pereira dos Santos. "Ninguém quer mais ficar com “notas feias”, e até na hora das revisões eles prestam muito mais atenção”.
Os pais também aprovaram a iniciativa da escola. Segundo Denise Ferreira, mãe da aluna Stéfany, do 7º ano, a idéia é ótima e ajudará no aprendizado da filha. “A gente sempre teve acesso aos trabalhos e avaliações realizados pelos filhos na pastinha deles, mas ver as notas e médias organizadas e acompanhar o progresso bimestre a bimestre nos dá uma noção muito maior do desenvolvimento deles”.
Segundo a coordenadora Zilany Magalhães, esse projeto foi instituído para incentivar principalmente os pais no acompanhamento escolar das crianças. Também é um mecanismo importante para os professores refletirem sobre o próprio trabalho, as defasagens e as metodologias de ensino. “Aos professores foram entregues as planilhas com o desempenho de cada aluno, sala por sala, e foi realizada roda de conversa para reflexão dos profissionais acerca dos dados mostrados”.
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