Educação inclusiva
Escola promove atividade de conscientização sobre realidade de deficientes visuais
A iniciativa é da EMEB Taciana Balth Jordão.
Educação | 10 de Abril de 2019 as 07h 57min
Fonte: Assessoria da Prefeitura

Pensando em promover a empatia no ambiente escolar, bem como atender as recomendações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para com os alunos da Educação Especial Inclusiva, o professor Itamar Cabral da Silva, trouxe para suas turmas dos 5º, 6º e 7º anos da Escola Municipal de Educação Básica Taciana Balth Jordão, uma proposta diferente para as aulas de Educação Física.
Após diagnóstico feito durante as primeiras aulas desse ano, o professor notou a necessidade de inserir atividades promovidas especialmente para a inclusão. “Pelo fato de termos uma aluna do sexto ano que é deficiente visual de nascença, que está em processo de aprendizado e orientação com bengala, observei os seus colegas, refleti sobre a realidade escolar e pensei que devíamos interferir para que ela se sentisse parte, se sentisse acolhida pelas outras crianças, normalmente” explica Itamar.
Em conversas em sala de aula com os alunos e pesquisas junto a professora responsável pela Educação Especial na escola, Ivete Terezinha Pappen, o professor passou a orientar os alunos sobre a forma correta de forma de condução, abordagem, conversa para com os deficientes visuais e então, foram para atividades práticas, onde alguns alunos vestiam vendas e eram guiados por outros, trocando de posições posteriormente.
“Fizemos um passeio saindo da sala de aula, orientei-os a passar pelo pátio, banheiros, parte externa da quadra, sempre com a pessoa orientando e falando, dando direcionamentos, explicando a forma correta de conduzir a pessoa com deficiência visual”, pontua. “Depois começamos fazer atividades com auxílio de guias - barbante, canos -, atividades de marcha, de corrida, de interação, de socialização. Fizemos, inclusive, competições, para mostrar que eles têm potencial”, completa Itamar.
A professora Ivete explica que o atendimento aos alunos da Educação Especial é trazido na BNCC e adaptado pelos professores à realidade da unidade escolar.
“Nós temos a questão da inclusão, da aceitação da escola em atender os diferentes, independente se sejam deficientes visuais, surdos, autistas, deficiência intelectual. Dentro da necessidade de cada criança, nós procuramos planejar e nos adaptar para atende-la bem, com qualidade”, explica. “A mobilidade é o direito de ir e vir. O projeto do professor Itamar é muito interessante pois faz com que os alunos se sintam no lugar dela”, completa Ivete.
O professor Itamar observa que algumas diferenças já começam a serem notadas na turma. “Eu recebo muitos comentários do tipo: ‘professor, como é difícil!’, ‘Não sabia que era assim, Fique totalmente perdido’. Alguns relataram náuseas, desequilíbrio. A gente aproveita para conversar, promover o pensamento de se por na realidade do colega. Em relação a ela, eu percebo que se sente bem por sentir a turma se mobilizando”, finaliza.
As aulas dessa atividade encerrarão na próxima semana.
Notícias dos Poderes
Quinta-feira (16) é o último dia para se inscrever no Vestibular Unemat 2026
São 2.350 vagas em 59 cursos; prova será no dia 30 de novembro
14 de Outubro de 2025 as 08h11Prefeito articula com vice-governador construção de nova escola de tempo integral para Sinop
13 de Outubro de 2025 as 09h43Termina domingo o prazo de inscrições no processo seletivo da Seciteci
Mais de 100 vagas para professores e técnicos de apoio educacional estão disponíveis em 17 cidades do estado; salários chegam a R$ 12 mil
10 de Outubro de 2025 as 08h30Seduc abre prazo para recursos do seletivo das escolas militares
Candidatos têm até esta quarta-feira (8) para contestar questões e respostas preliminares; gabarito oficial sai dia 14; resultado final será divulgado no dia 24 de outubro
07 de Outubro de 2025 as 16h26Sinop participa do Seminário Estadual da Educação Infantil em Cuiabá
06 de Outubro de 2025 as 09h55Alunos apresentam projetos na feira de ciências do DOM+
04 de Outubro de 2025 as 14h30Seduc abre período de transferências dos alunos dos municípios para rede estadual nesta sexta-feira (3)
Processo vai até 10 de outubro e exige apresentação de documentos na escola; Seduc reforça importância da atualização cadastral
03 de Outubro de 2025 as 14h40