Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Resultado

Estado aprova 133 bolsas para mestrado, doutorado e pós-doutorado

Projetos de pesquisa científica e graduação aprovados pela Fapemat estão divulgados no site

Educação | 23 de Julho de 2015 as 11h 49min
Fonte: Isadora Veloso

A Fapemat (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso) divulgou, na quarta-feira (22) o resultado dos Editais 002/2015, 003/2015, 004/2015, que concedem bolsas de mestrado, doutorado, pós-doutorado e, também, apoio aos programas de mestrado e doutorado interinstitucional.

Segundo o presidente da Fapemat, Antonio Carlos Maximo, os editais foram lançados em janeiro, durante a aula inaugural da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Ao todo, foram aprovadas, pelos 3 editais, 82 bolsas de mestrado, 30 de doutorado para programas situados em Mato Grosso, 15 para programas de doutorado fora do estado e 3 bolsas de pós-doutorado, também para fora de Mato Grosso. O resultado está disponível no site da Fapemat.

Além das bolsas, há a divulgação do apoio para dois programas de mestrado interinstitucional (Minter) e um de doutorado (Dinter). O auxílio a esses programas ocorre por meio de um Termo de Cooperação Técnica com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que irá conceder, de 2016 a 2019, um número expressivo de bolsas de mestrado e doutorado para pós-graduandos de Mato Grosso.

Os Termos de Concessão das bolsas serão assinados após os prazos recursais e a vigência dos mesmos terá início em setembro de 2015. A duração é de no máximo 24 meses para mestrado. Para doutorado, as bolsas serão concedidas por um período inicial de 24 meses, podendo se estender até 48. No caso de pós-doc e iniciação científica, a vigência será de um ano.

Somado a esses resultados, a Fapemat também está em processo de negociação para a renovação dos convênios com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), para a concessão de 235 bolsas de iniciação científica. “Essas bolsas IC têm se revelado de grande importância para os estudantes de graduação que, pela primeira vez, entram em contato com o conhecimento sistematizado. Cada beneficiado se obriga a fazer o curso de graduação em tempo integral, ou seja, dedica meio período para as disciplinas e o outro turno para trabalhar em algum projeto de pesquisa, sob a orientação de um professor pesquisador. Portanto, a bolsa de iniciação científica permite um salto na qualidade da formação do aluno universitário, pois evidencia como o conhecimento metódico e sistemático é produzido, superando o conhecimento de senso comum”, frisou o presidente.