Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

WorldSkills Competition

Estudante de Mato Grosso é a única brasileira na área de Tecnologias da Construção

O sonho da jovem é ser treinadora para estudantes de olimpíada

Educação | 15 de Agosto de 2015 as 09h 29min
Fonte: Fonte: Assessoria

| Foto: Divulgação

Alguns instantes em frente ao local de provas da ocupação de Construção de Estruturas para Concreto, no WorldSkills Competition, e logo surge algum comentário. “Uma mulher nesta prova?”. Seja pelo peso das estruturas metálicas ou das tábuas de madeira, a habilidade e o talento da estudante, Vanessa de Lourdes da Silva, de apenas 18 anos, impressionam. Ela é a representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), única brasileira a competir na área de Tecnologias da Construção.

Mas a jovem não se intimida por adentrar em um universo ainda tão masculino e quer provar que essa história de sexo frágil saiu de moda faz tempo. “Eu me sinto um pouco desafiada e, no fundo, ainda tenho uma necessidade de mostrar que dou conta, que posso. Essa coisa de que algumas profissões não são para mulheres já passou faz tempo”, afirma. Mesmo vaidosa, a jovem disse que já se acostumou com as unhas quebradas e alguns machucados nas mãos. “Acho que isso faz parte, não dou muita atenção. Gosto muito do que faço e já me acostumei com as mãos um pouco maltratadas”, esclareceu.

Desde criança, Vanessa já gostava de montar e desmontar coisas. As bonecas ficaram de lado bem cedo. Quando fez 15 anos quis entrar para o Senai-MT, mas teve de esperar completar 16 anos para finalmente se dedicar ao curso técnico de Edificações, porta de entrada para a Olimpíada do Conhecimento, que rendeu a ela o terceiro lugar na etapa nacional, realizada no ano passado, em Minas Gerais.

Ao lado dela, nas duas competições (Olimpíada do Conhecimento e o mundial), está o estudante Wenderson Campos, também de 18 anos. “A gente se dá muito bem, conseguimos pensar e executar tudo juntos e isso é muito legal”, afirmou Vanessa. Para a profissão que escolheu ela precisa de força, é claro, mas é o cuidado e a delicadeza feminina que dão perfeição às formas. “Ela consegue ver os detalhes, sempre perceber o que ainda precisa ser feito e isso faz com que o trabalho seja o mais perfeito possível”, elogiou Campos.

Atualmente, a jovem cursa Engenharia Elétrica em uma universidade de Cuiabá, mas logo deverá mudar para Engenharia Civil. “O curso técnico me despertou para a área da construção e fui me apaixonando”. Entre os planos da jovem está o de ser avaliadora e, quem sabe, chegar a Expert (treinadora) para alunos de olimpíada. “Depois de ter passado por toda a experiência que o Senai me deu, o que eu mais quero é ajudar outros jovens a chegarem até aqui. Isso certamente me fará uma profissional realizada”, afirmou.

Além da Vanessa, o Brasil conta com mais 5 representantes mulheres, para um total de 56 participantes. Elas competem nas ocupações de Manufatura Integrada, Estética e Bem-Estar, Cuidados com a Saúde e Apoio Social, Florista, e Panificação. A WorldSkills segue até a manhã de sábado (15/08), quando terminam as provas. O resultado sai no domingo (16/08).

 

Tecnologias da Construção

Fazem parte das Tecnologias da Construção as ocupações: Escultura em Pedra; Aplicação de Revestimentos Cerâmicos; Instalações Hidráulicas e de Aquecimento; Instalações Elétricas Prediais; Construção em Alvenaria; Construção em Estucagem; Pintura Decorativa e Movelaria. Marcenaria de Estruturas; Carpintaria de Telhados; Jardinagem e Paisagismo; Refrigeração e Ar-Condicionado; Construção de Estruturas para Concreto.