Bom dia, Terça Feira 17 de Outubro de 2017
Saúde Coluna Social Classificados Sobre o Site Fale Conosco

Governo do Estado inaugura escola militar em Juara

GC Notícias | 21/09/2017 14:46

A unidade é a 18ª inaugurada pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer em 2018

O Governo do Estado inaugurou a Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes Cabo Israel Wesley Prado de Almeida, localizada no município de Juara, na noite desta quarta-feira (20). A unidade é a 18ª inaugurada em 2018 pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc).

A escola é resultado de uma parceria entre Seduc, Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e prefeitura municipal de Juara e já atende 142 alunos dos ensinos Fundamental e Médio, em dois turnos.

Durante a cerimônia, o secretário da Seduc, Marco Marrafon, destacou que a unidade é um modelo de sucesso na educação estadual. “Ver os nossos alunos animados com a escola e o ambiente escolar renovado, cantando o hino nacional com alegria, renova as esperanças na juventude. São eles que vão reconstruir o país, isto apenas prova que estamos no caminho certo”, afirmou.

Conforme o secretário, o Brasil vive um momento delicado devido à crise econômica que atravessa, mas com o empenho da atual gestão os resultados estão aparecendo. “A Educação é melhor saída, por isto criamos o Pró-Escolas, o maior programa de investimentos da história da Seduc. Conseguimos concluir a nossa 18ª escola estadual este ano, criamos o modelo das Escolas Plenas, das escolas vocacionadas, estamos tirando milhares de mato-grossenses da escuridão com o programa de erradicação do analfabetismo. Temos muitos desafios ainda, mas com muita fé e união vamos conseguir passar por todos", frisou.

Secretário adjunto de Segurança Pública do Governo, o coronel Marcos Vieira da Cunha destacou a importância da escola Tiradentes em Juara. “É um momento histórico, uma vez que a Polícia Militar, em a parceria com a Seduc, já inaugurou quatro escolas militares somente em 2017”.

O estudante Rafael Justino, de 13 anos, que cursa o 8º ano na unidade, também gostou da novidade e contou que quando soube que seria instalada uma escola Tiradentes na cidade não teve dúvidas de queria estudar na instituição. "Estou gostando muito de estudar aqui. O ensino é muito bom, temos bastante reforço. Além disso, toda a escola é legal, sinto que vai me preparar para alcançar meus sonhos no futuro".

A mãe do aluno, a produtora rural Cirene Justino, disse que o jovem correu atrás de tudo por conta própria para conseguir passar na seleção, conseguir a vaga na unidade e adquirir o uniforme. "Me sinto muito feliz por saber que meu filho está estudando em uma escola de qualidade e se preparando para a vida adulta", ressaltou.

 

EE Tiradentes

A cerimônia de inauguração foi carregada de emoção, pois a escola recebeu o nome do cabo Israel Wesley Prado de Almeida, muito querido pela comunidade, onde atuou por mais de 10 anos em ações com jovens e adolescentes da região, como o Proerd e Polícia Militar Mirim. O cabo faleceu em um acidente em 2013, deixando uma esposa e um filho.

O major Valdir Felix, diretor da unidade e amigo do cabo Wesley, também se emocionou durante a inauguração. “Eu trabalhei com o cabo muitos anos aqui e ele sempre nos apoiou, trabalhou em diversos setores. Então, só temos a agradecer e não teria nada melhor do que essa homenagem”.

Atualmente, a escola conta com seis turmas, sendo do 7º, 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Médio. A expectativa é de que no ano letivo de 2018 o número de turmas aumente.

O modelo de escola funciona integrado com a Sesp e tem como objetivo contribuir no processo de formação do cidadão. É permitido aos militares ministrarem aulas na educação básica, desde que devidamente habilitados para docência nas áreas específicas, conforme os procedimentos para atribuição adotados pela Seduc.

 

Pró-Escolas

As obras fazem parte do Pró-Escolas, programa de investimentos da educação estadual, com um orçamento de mais de R$ 360 milhões.

O principal objetivo da iniciativa é a melhoria do nível de aprendizagem, além da redução da evasão escolar em Mato Grosso.

Fonte: Redação com Assessoria