Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Tempo de Aprender

Mais de 15 mil pessoas se inscreveram no curso on-line de alfabetização

Curso de formação continuada em práticas de alfabetização é gratuito

Educação | 27 de Março de 2020 as 11h 04min
Fonte: Bianca Estrella, do Portal MEC

Bianca Estrella, do Portal MEC

Cerca de 15 mil pessoas já se inscreveram no curso de formação continuada em práticas de alfabetização. A capacitação gratuita, oferecida on-line, faz parte do programa Tempo de Aprender, lançado pela Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC) em fevereiro de 2020.

O curso busca proporcionar a aquisição de conhecimentos, habilidades e estratégias que auxiliem os desafios do ciclo de alfabetização.

Assessor da Sealf, Wiliam Cunha ressaltou que o material foi preparado com base em evidências científicas. “É um material extremamente prático que mostra as estratégias para que a aprendizagem das crianças ocorra com sucesso”, explicou.

O conteúdo pedagógico foi validado por uma equipe de mais de vinte especialistas. A arte, diagramação, edição e manutenção da plataforma online, feita pelo Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (Labtime), da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Com carga horária de 30 horas, o curso se divide em oito módulos que tratam de temas como conhecimento alfabético, fluência, vocabulário e compreensão.

Qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre o processo de alfabetização pode se inscrever. Com a suspensão temporária das aulas escolares, a capacitação pode ser uma boa oportunidade de estudo. “Estamos estimulando pais a fazerem o curso para aplicarem neste momento com seus filhos”, destacou Wiliam Cunha.

Para se inscrever basta seguir as instruções descritas pela Secretaria de Alfabetização no portal.

 

Tempo de Aprender

Idealizado pela Secretaria de Alfabetização do MEC, o programa Tempo de Aprender, tem o objetivo de apoiar, aperfeiçoar e valorizar a formação de professores e gestores escolares do último ano da pré-escola e do 1º e 2º anos do ensino fundamental.

O programa foi construído com base em um diagnóstico realizado pelo MEC, no qual foram detectadas as áreas da alfabetização que necessitam de mais investimentos.

O Tempo de Aprender conta com quatro eixos e 10 ações efetivas que têm por objetivo dar aos alunos, já nos primeiros anos de estudo, a formação básica de qualidade necessária para que exerçam a cidadania e alcancem o sucesso profissional. A formação continuada de profissionais da alfabetização é uma das ações do programa.