Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Enem

Medicina em Sinop tem a 56ª maior nota de corte no Sisu

Curso da UFMT Sinop está na posição 56 entre as cadeiras de medicina mais concorridas do país

Educação | 21 de Janeiro de 2015 as 15h 42min
Fonte: Jamerson Miléski

UFMT Sinop: no segundo ano, curso de medicina é um dos mais disputados do país |

Faltando pouco mais de um dia para o fim do sistema de inscrição através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o curso de medicina da UFMT Sinop possui a 56ª maior nota de corte do país para formação de médicos. Quem quiser ocupar uma das cadeiras do curso em Sinop terá que ter tirado acima de 764,74 no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Dentro do Estado ainda são mais disputadas as vagas em Rondonópolis (nota de corte 765,94) e Cuiabá (nota de corte 776,22). As cadeiras na UFMT da capital são a 33ª mais concorridas do país. O curso de medicina com maior nota de corte é da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), localizada na cidade de Caicó, com 872,42.

O curso de medicina da UFMT Sinop iniciou sua primeira turma em 2014. São 60 vagas oferecidas no campus local. Em Rondonópolis são 40.

As inscrições para o Sisu podem ser feitas até as 23h59 desta quinta-feira (22) no site sisu.mec.gov.br, e o candidato pode mudar a opção de curso e carreira quantas vezes quiser até o final do prazo. A próxima parcial das notas de corte será disponibilizada no site do Sisu às 2h da madrugada desta quinta-feira.

Segundo o MEC, mais de 1,9 milhão de pessoas já haviam feito inscrição no Sisu 2015.

O Sisu usa, para fazer a seleção para as vagas, as notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. No total, são 205.514 vagas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior.

As notas de corte são atualizadas todas as madrugadas no site do Sisu e podem mudar até o fim do prazo de inscrições. O resultado da primeira chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro. O prazo para participar da lista de espera começa no dia 26 de janeiro e vai até 6 de fevereiro.

 

A DISPUTA DO SISU

O Sisu é um sistema dinâmico que utiliza a nota que o candidato obteve no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por isso, os estudantes podem mudar a inscrição quantas vezes quiserem até o prazo final. Algumas vagas para cotistas podem ter concorrência maior, por exemplo, por isso é necessário monitorar. O sistema vai considerar a última inscrição validada pelo candidato.

CONSULTE AS VAGAS DO SISU

Como a oferta de vagas é menor do que a procura dos candidatos, o estudante deve seguir algumas dicas de procedimento durante o período de inscrições e monitorar a nota de corte dos cursos escolhidos o tempo todo. Se a nota de corte estiver muito acima da pontuação obtida pelo candidato no Enem, a melhor saída é escolher um outro curso e/ou instituição com nota de corte mais baixa.

VEJA A SUA NOTA NO ENEM

Os candidatos que se enquadram na política de cotas (estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública, com renda per capita de até 1,5 salário mínimo, ou que se autodeclara preto, pardo ou indígena), também deve verificar se vale mais a pena concorrer entre os cotistas, onde o número de vagas é menor, ou pela ampla concorrência. Nem sempre a nota de corte dos cotistas é menor do que os dos demais concorrentes.