Educação
Mestrado em Educação titula primeiro indígena
Educação | 25 de Fevereiro de 2016 as 15h 26min
Fonte: Hemilia Maia
Martinho Tsire Edi Tsawewa tornou-se o primeiro professor indígena a receber o título de Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) após defender sua dissertação de mestrado esta semana. Martinho, que pertence à etnia Xavante, desenvolveu o trabalho ‘Educação Indígena procurando dialogar com a Educação Escolar Indígena: Rob’uiwedze e niha te rob’uiwe’, sob orientação na Linha de Pesquisa: Educação e Diversidade do doutor em Educação e professor do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu/Unemat), Alceu Zoia.
O trabalho de Martinho Tsawewa foi desenvolvido na Aldeia Sangradouro, no município de General Carneiro, distante 442 km a Leste da capital Cuiabá, onde levantou informações sobre história, educação, prática cultural e diversidade étnica. Ele ainda considerou em seu estudo elementos como observação participante, entrevistas, visitação nas aldeias, histórias de vida, notas de campo e pesquisa bibliográfica.
De acordo com o pesquisador Martinho Tsawewa seu trabalho além de mostrar que o respeito aos valores pedagógicos, sociais, culturais, administrativos e econômicos dos povos indígenas é que formam uma Educação Escolar Indígena autêntica também mostra que o equilíbrio para a organização social dos indígenas no território nacional está ligado a unificação da Educação não Indígena com a Educação Escolar Indígena.
“Entre os objetivos desse estudo, está a compreensão das múltiplas funções da educação indígena e não indígena e seus reflexos na sociedade Xavante, buscando encontrar elementos que ajudem a conciliar o encontro dessas duas visões de mundo de modo que a interculturalidade possa trazer benefícios ao povo indígena contribuindo no entendimento da diversidade étnica e nas práticas culturais que constituem a sociedade indígena”, declarou Martinho Tsawewa.
PPGEdu/Unemat
Forma pesquisadores em nível de mestrado, desde 2010, capazes de analisar a realidade educacional a partir de estudos de fenômenos educativos que emergem dos contextos locais e/ou globais, relacionados às políticas educacionais, formação de professores, práticas educativas, movimentos sociais, relações étnico-raciais, indígenas e demais comunidades tradicionais, considerando aspectos econômicos, políticos, sociais e/ou culturais, cujos resultados possibilitem contribuições e intervenções no campo da Educação.
Notícias dos Poderes
Com parceria da Prefeitura, Projeto Luz do Amanhã chega a 7ª turma com 90 alunos
08 de Abril de 2024 as 16h45Olimpíada de Matemática da UNEMAT fará premiação de escolas públicas
13 de Março de 2024 as 09h55Seciteci forma 198 programadores de sistemas
50 alunos formados são contratados para estágio com bolsa de R$ 6 mil
05 de Março de 2024 as 18h00Começa entrega de uniformes para alunos da rede municipal de Sinop
Cerca de 24 mil alunos matriculados nas 42 unidades, receberão o uniforme escolar, contendo duas camisetas, uma calça e uma bermuda
19 de Fevereiro de 2024 as 11h33Mato Grosso teve mais de 3,4 mil pré-selecionados no Prouni
16 de Fevereiro de 2024 as 11h16Ministério da Educação lança o Fies Social
16 de Fevereiro de 2024 as 10h56Senac oferece 61 vagas em cursos gratuitos à população
Há formações para cuidador de idoso e atendimentos na área da saúde
15 de Fevereiro de 2024 as 20h41Alunos da rede municipal de Sinop retornam às aulas nesta terça-feira (06)
Conforme o calendário escolar, as aulas começam amanhã e seguem com a previsão de término em 16 de dezembro de 2024
05 de Fevereiro de 2024 as 13h38