Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Educação

MT: Auditoria do Governo encontra 11 mil alunos “fantasmas”

Educação | 27 de Julho de 2015 as 08h 00min
Fonte: Midia news

Uma auditoria feita pela gestão do governador Pedro Taques (PDT) e que encontrou quase 11 mil alunos “fantasmas” foi destaque no Jornal Nacional, da TV Globo, neste sábado (25).

O prejuízo causado aos cofres públicos, por conta da suposta manipulação nas matrículas, pode ultrapassar R$ 2,5 milhões.

Os recursos dos governos federal e estadual que são repassados para as unidades, como verba para merendas, reparos nas escolas e gratificações aos diretores e secretários são contabilizados a partir do número de alunos.

As irregularidades encontradas nas matrículas são referentes a estudantes que chegaram a se inscrever para as vagas via internet, mas não entregaram documentações para efetivar a matrícula.

O Jornal Nacional mostrou o caso de Heverson dos Anjos, funcionário da Secretaria de Educação, que mora em Cuiabá e tem o Ensino Médio completo, mas estava matriculado numa escola de Luciara.

“Me assustei, até porque é até em um programa que eu não tinha como estar matriculado, por conta de ser um programa federal para alunos de 6 a 17 anos de Ensino Fundamental”, disse ao telejornal.

A reportagem mostrou que em Várzea Grande houve uma das maiores diferenças entre o número de alunos no papel e nas salas de aula. Dos 1.847 estudantes registrados, pouco mais de 600 frequentam os cursos.

“Se houve má fé, nós temos que levantar funcionário por funcionário que fez a matrícula aqui”, aponta o diretor da escola João Dias de Moura.