Preocupante
MT tem 55 mil crianças e adolescentes fora da escola, aponta levantamento
Número representa pouco mais de 8% do universo total de alunos no estado.
Educação | 06 de Abril de 2017 as 14h 53min
Fonte: G1 MT

Mato Grosso tem 55.176 mil crianças e adolescentes de 4 e 17 anos fora da escola, segundo levantamento feito pelo movimento Todos Pela Educação. Os dados levam em consideração os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O número de estudantes fora das salas de aula representa pouco mais de 8% do universo total de alunos do estado. Ao todo, 667.769 crianças e adolescentes estão matriculados em Mato Grosso.
De acordo com o levantamento, a faixa etária de alunos com idade entre 15 e 17 anos é a que mais tem estudantes fora da escola. No estado, são 118 mil alunos matriculados nestas idades. Em contraponto, 34.594 mil adolescentes estão longe das salas de aula. Do número total de crianças e jovens fora das salas de aula, quase 6 mil tem idade entre 6 e 14 anos.
O maior avanço de Mato Grosso está relacionado a queda do número de crianças entre 4 e 5 sem atendimento escolar. Em 2005, quase 43 mil crianças estavam fora da escola no estado. Após uma década, o número caiu para 14,8 mil, de acordo com o levantamento.
A taxa de atendimento de crianças e adolescentes na escola no estado aumentou 4,9 pontos percentuais desde 2005, atingindo 92,4% em 2015. O aumento é maior que a média nacional de 4,7 pontos percentuais. O crescimento, no entanto, ainda é insuficientes para alcançar a Meta 1 do movimento para o ano de 2016, que era 96,4%.
No Centro-Oeste, o estado com o maior crescimento no atendimento é Goiás, com 5.6 pontos percentuais. Apesar da liderança, o estado apresentou aumento no número de crianças entre 6 e 14 anos fora da escola. Já o Distrito Federal e Mato Grosso do Sul apresentaram, respectivamente, 3.5 e 3.2 pontos de crescimento no atendimento escolar.
Os dois estados, porém, também tiveram aumento no número de crianças e jovens fora da escola nas faixas etárias entre 4 e 5 anos e 15 a 17 anos.
Para Priscila Cruz, presidente executiva do Todos Pela Educação, o número é preocupante, pois afeta principalmente as crianças mais “vulneráveis”. “Essas crianças que estão fora da escola são exatamente as que mais precisam porque em geral são as deficientes, as mais pobres, e que moram em lugar mais ermos.”
Para ela, as razões para a evasão do ensino médio são múltiplas, e parte delas, podem ser resolvidas se a reforma do ensino médio for bem implementada. “Trabalho, gravidez precoce, violência e tráfico de drogas, diferentes situações da família. Também tem a questão da repetência múltipla, por isso que a política de progressão continuada é tão importante, é preciso garantir que o aluno aprenda para não repetir de ano”, explica Priscila.
Notícias dos Poderes
Inscrições para o Prouni terminam nesta 6ª; MT tem mais de 3 mil bolsas
s inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até as 23h59 (horário de Brasília).
03 de Julho de 2025 as 13h24Período de férias escolares na rede estadual começa na próxima segunda-feira
03 de Julho de 2025 as 08h11Rede Estadual de Ensino de MT passa a ter 101 escolas cívico-militares, informa Seduc
Elas atendem mais de 80 mil estudantes com a missão de diminuir a evasão e fortalecer o avanço da aprendizagem
02 de Julho de 2025 as 09h38Taxa de analfabetismo em Mato Grosso cai para 3,8% e atinge menor nível desde 2016, diz IBGE
02 de Julho de 2025 as 07h45Estado lança licitação para construir 3 escolas em Sinop
Novas unidades serão erguidas no Jardim das Oliveiras, Daury Riva e Santa Cecília
01 de Julho de 2025 as 16h24Estudante de Sinop é selecionada para representar MT no Programa Jovem Senador
Redação de Stefany Formigari foi selecionada entre mais de 5 mil redações de MT
30 de Junho de 2025 as 07h15