Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Conhecimento

Pesquisa da Unemat desperta interesse internacional durante apresentação na Alemanha

Educação | 13 de Novembro de 2015 as 17h 29min
Fonte: Lygia Lima – Assessoria Unemat

| Foto: Assessoria

As pesquisas com ervas de passarinho para o combate a alguns tipos de câncer, que são realizadas pelo grupo de pesquisa Flora Portadora de Substâncias Bioativas (Flobio) do CNPq/Unemat foram apresentadas nesta semana (12 e 13) em um evento na Alemanha e foram publicadas no Jounal of Phytomedicine deste mês. 

O trabalho dos pesquisadores da Unemat é o único do Brasil a participar do 6º Mistelsymposium, cujo nome em português é: 6º Simpósio interdisciplinar sobre espécies vegetais hemiparasitas na terapia de tumores/câncer: pesquisa básica e clínica”.

O professor Arno Rieder, que coordena as pesquisas, afirmou que as apresentações despertaram interesses, intercâmbios, muitas perguntas suplementares, e foram publicadas no Jounal of Phytomedicine deste mês. Os textos apresentados, pelo professor Arno Rieder (do Campus de Cáceres) em inglês e  com explanações em alemão.

Os trabalhos foram divulgados na forma oral com o título em português de “O uso medicinal de hemiparasitas em Mato Grosso” e na seção de pôster “Ocorrência de hemiparasitas em área urbana de Cáceres, Mato Grosso, Brasil”.

De acordo com o pesquisador, o trabalho levanta o potencial medicinal dessas plantas comumente conhecidas por erva de passarinho para tratar tumor e câncer. Até o momento já foi realizado o levantamento de espécies e densidade de ocorrência em ambiente urbano, em Cáceres. Também já foram analisados estudos produzidos sobre a temática, bem como a identificação de uso popular. O próximo passo será a avaliação do efeito mutagênico de extratos de algumas das espécies encontradas em Cáceres.

O grupo de pesquisa Flobio, que é vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com ação interdiscipliar e interdepartamental envolvendo os cursos de Agronomia, Biologia, Enfermagem, Medicina e Matemática.

Os integrantes do grupo Flobio que estão envolvidos nos trabalhos são: professor  Arno Rieder, Dardi Antonia Soares da Silva,  Fabiana Aparecida Caldart Rodrigues, Luciene da Costa Rodrigues, Orivaldo Benedito da Silva, Os trabalhos de campo (expedições apoiadas pelo Campus de Cáceres) tiveram a participação/colaboração das acadêmicas de enfermagem: Débora Pereira dos Santos e Tatiane Gomes de Almeida.