Educação
Pós-graduação em Educação Sistêmica abre vagas em Sinop
Educação | 15 de Abril de 2016 as 11h 10min
Fonte: Daniela Melhorança
“Existe o antes e o depois do primeiro módulo. Minha percepção mudou completamente, justamente porque passei a olhar o todo e não somente o que está ao meu redor”, declara a massoterapeuta Elisete Biasibette da Rocha, aluna da especialização em Educação Sistêmica Fenomenológica. Segundo ela, o conteúdo aprendido no módulo sobre Teoria Geral Sistêmica, realizado de 18 a 20 de março, proporcionou mais segurança e equilíbrio. “Integrar tudo que nos pertence nos torna mais completos”, frisa a massoterapeuta, destacando que esse é o sentimento de todos os integrantes da primeira turma de pós-graduação em Sinop.
A declaração de Elisete vai ao encontro da proposta da pós-graduação, uma vez que o projeto pedagógico apresenta recursos para que a pessoa amplie a própria visão e até da empresa a qual esteja inserida, e, com isso, permita-se fazer uso de dinâmicas e ferramentas que promovem a inclusão, a ordem e o equilíbrio nas relações das pessoas. O curso de Educação Sistêmica busca por soluções, e tem fundamentação nas constelações familiares de Bert Hellinger.
O segundo módulo, com a disciplina Visão Sistêmica do ser humano, será realizado de 15 a 17 de abril. A facilitadora é consteladora e terapeuta, no Rio de Janeiro, e vai trabalhar os conteúdos: O ser humano integral e as ordens do amor, e As três leis sistêmicas - pertencimento, hierarquia e o equilíbrio entre dar e receber. As aulas são ambientadas na Chácara Shalon, em Sinop.
A proposta da Educação Sistêmica Fenomenológica, além de inovadora, utiliza o contexto de humanização nas relações organizacionais. Através da Educação Sistêmica, de acordo com Hellinger, é possível focar os aspectos das relações que estão presentes em nível inconsciente e afetam, por exemplo, o modo de pensar, sentir, fazer escolhas, saúde, prosperidade e relacionamentos pessoais e empresariais.
Com essa abrangência, o curso é aberto a profissionais com formação superior em Medicina, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Enfermagem e outras áreas da saúde. A especialização também é indicada a religiosos, docentes com formação em qualquer curso, terapeutas e áreas afins, desde que a graduação, independente da área, tenha sido feita em Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Possibilidade
“Como estamos no início do curso, com a realização do primeiro módulo, abrimos vagas para interessados em fazer essa pós-graduação. Os futuros novos alunos ingressam na segunda disciplina, e depois marcaremos a data para que possam cursar o módulo sobre Teoria Geral Sistêmica”, disse o diretor-geral da Faculdade Católica de Mato Grosso – Sedac (Studium Eclesiástico Dom Aquino Corrêa), padre Edson Sestari.
Ele assinala que, além de oferecer aos profissionais das áreas das ciências humanas os conhecimentos da teoria sistêmica-fenomenológica, o curso possibilita às pessoas atuarem ordenadamente na educação, família e nas organizações.
A pós-graduação do Sedac, em parceria com o Instituto OCA (Núcleo de Consciência Humana), tem carga horária de 360 horas/aulas, com um encontro por mês, de sexta-feira, à noite, a domingo, ao meio dia.
“A possibilidade de utilizar os recursos e ferramentas no ambiente de trabalho é algo que não tem preço. Além disso, a forma de atuar muda completamente, porque amplia o olhar para o todo”, assinala a psicóloga Inês Rezende Oliveira, que participou da primeira turma de especialização em Educação Sistêmica, na sede da Faculdade Católica, em Várzea Grande.
“Tenho utilizado o que aprendi no trabalho de forma simples. Passei a incluir as ferramentas e, ao mesmo tempo, compreender quantas possibilidades de solução existem nas situações conflitivas que nos são colocadas”, diz a psicóloga, apontando que no fim todos ficam bem.
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