Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Educação

Prefeitura moderniza sistema de empréstimos da Biblioteca Municipal

O sistema que, até o momento, é feito de modo manual passará a ser totalmente informatizado

Educação | 10 de Junho de 2019 as 11h 26min
Fonte: Assecom Prefeitura - Ascom Unemat

Foto: Assessoria

Para melhor atender a comunidade que frequenta a Biblioteca Pública Municipal Professora Regina Helena Bongiovani Moscatto, a Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade de Cuiabá (Unic) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e Embrapa está informatizando o sistema de empréstimo do seu acervo. Desta forma, ele passará do modo manual para o computadorizado.

A iniciativa é fruto do projeto de inserção social “Informatização da Biblioteca Municipal de Sinop: contando e fazendo história no patrimônio local“, desenvolvido por  mestrandos da Turma 2 (2017) do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLetras), da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus Sinop.

Segundo a coordenadora do PPGLetras, Profa. Dra. Leandra Santos, todas as turmas do Programa de Pós-graduação em Letras desenvolvem projetos de inserção social, além das pesquisas e dissertações, que são atividades intrínsecas aos programas de mestrado. “Os projetos sociais são uma maneira de estreitar ainda mais a relação entre a universidade e a comunidade. A cada ano temos uma nova proposta sendo desenvolvida e esse é um dos diferenciais do nosso Programa”, destaca Leandra.

O trabalho é desenvolvido por funcionários da biblioteca e a equipe de estudantes, juntamente com quatro bibliotecários voluntários da Unemat, da Unic, do Instituto Federal e da Embrapa que realizam a análise técnica, além de limpeza e identificação dos materiais. A segunda etapa a ser desenvolvida será classificação, catalogação e etiquetagem dos livros que serão inseridos em um sistema que, além de agilizar o processo de organização dos livros, também acabará com as antigas fichas de cadastro, pois todos os serviços referentes aos empréstimos, devoluções, multas e relatórios, serão transferidos para o banco de dados da biblioteca.

Porém, os leitores não serão os únicos beneficiados com a modernização da biblioteca. Todos os funcionários do local receberão treinamento. "É uma ação importante, um marco para a nossa biblioteca, nossa a equipe irá trabalhar com um sistema funcional, que trará maior agilidade na realização dos empréstimos, otimizando o tempo, haverá assim, uma atualização dos nossos servidores sobre o trabalho no espaço", declara Daniel Coutinho, diretor de Cultura de Sinop.

O espaço, que há 32 anos existe em Sinop, realiza, diariamente, uma média de 120 empréstimos de livros. Atualmente, a biblioteca conta hoje com um acervo que já passa de 25 mil volumes entre livros didáticos, literários, revistas, livros em braile e mídias de áudio e vídeo, formado por exemplares adquiridos pela prefeitura do município, além de doações da comunidade, Biblioteca Nacional e Biblioteca Estadual. O local dispõe ainda de computadores com acesso à internet e local para estudos e uma equipe interdisciplinar comprometida com a formação de leitores e mediadores de leitura.

A Biblioteca Pública Municipal de Sinop professora Regina Helena Bongiovani Moscatto funciona de segunda a sexta entre 7h30 e 18h, e está localizada na rua das Nogueiras, no centro de Sinop.

 

Lei

A Biblioteca Pública Municipal foi criada em 30 de abril de 1987 na gestão do então prefeito municipal de Sinop, Geraldino Dal’Maso, por meio da Lei Municipal nº 108/87. Em 18 de junho de 2005, a Lei Municipal nº 855/2005 denominou o espaço como Biblioteca Pública Municipal Professora Regina Helena Bongiovani Moscatto.