EMEB Sadao Watanabe
Projeto fomenta a leitura e a participação da família no cotidiano escolar
Ação estimula práticas de leitura e escrita
Educação | 08 de Maio de 2019 as 09h 04min
Fonte: Assessoria da Prefeitura

Pensando em uma forma de incentivar a leitura e a participação da família no dia a dia dos alunos de uma só vez, a Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe, no bairro Primaveras, está desenvolvendo o Projeto "Leitura e Escrita: Bom te ver", com alunos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental. A iniciativa, que ocorre durante as aulas de Língua Portuguesa, consiste em uma proposta pedagógica formatada para despertar o gosto pelas práticas de ler e escrever, de maneira dinâmica e interativa.
Idealizadora do projeto, a professora Janice Karnikowski Tonin acredita que a ideia colherá bons frutos. "Acredito que a ideia do projeto está sendo bem aceita. Um dia depois do lançamento da ideia havia pais querendo saber que dia poderiam vir contar a história, cada qual querendo ajudar seu filho, neto a ter a premiação. Também já comentei com outros professores e teve uma professora da educação infantil que adequou o mesmo projeto para seus alunos, ou seja, já temos multiplicadores", comemora Janice.
Conforme explica a professora, o projeto é desenvolvido da seguinte maneira: para cada estudante é criada uma espécie de ficha literária com dados gerais sobre a(s) publicação(ões), a exemplo de autor, ilustrador, gênero literário, personagens, características, local onde se passa a história. Cada uma deve ser preenchida mediante a leitura das obras, além, também, de o aluno realizar uma breve síntese do que encontrou nas páginas diversas.
O estudante tem um prazo de cinco dias para leitura do livro - adequado em termos de formato e número de páginas, de acordo com a idade - e realizar o preenchimento do formulário. Finalizada essa tarefa, as informações são conferidas pela professora. A cada ficha literária completa, o aluno ganha um ponto. No entanto, se ele compartilhar o livro com a família e algum integrante fizer a leitura e optar por ir até a sala de aula fazer uma contação de história, a criança ganhará dois pontos.
Ao final de cada etapa desta, a professora disponibiliza outra publicação para repetir o processo. O projeto também contempla educandos da Educação Especial (AEE) e, para estes, a folha de informações é adaptada às suas características, no entanto, permanecem as regras de pontuação.
O projeto é desenvolvido com turmas dos períodos matutino e vespertino, no decorrer de toda a semana , durante as aulas de Língua Portuguesa. Nesta quarta-feira, 08 de maio, a escola recebe a mãe de uma aluna que fará a contação de história, a partir das 13h.
O leitor destaque do projeto será premiado com uma bicicleta.
Notícias dos Poderes
'Esse Governo acredita nos mato-grossenses; a Unemat nunca recebeu tantos investimentos', afirma reitora
Fundado há 35 anos, campus de Sinop passou por reforma e ampliação, com investimento de R$ 14,5 milhões
15 de Setembro de 2025 as 13h20Escola de Governo oferta dois cursos sobre IA e pesquisa acadêmica
Há 35 vagas para cada uma das formações sobre essa temática
09 de Setembro de 2025 as 14h13MPF investiga indícios de irregularidades em obra da UFMT em Sinop
08 de Setembro de 2025 as 08h20Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição no Vestibular 2026 da Unemat termina nesta segunda-feira (8)
Seletivo da Unemat oferece 2.350 vagas, em 59 cursos, distribuídos em 11 municípios do Estado
05 de Setembro de 2025 as 17h00Aluna da rede municipal conquista maior proficiência no Avalia MT e é homenageada pela Prefeitura de Sinop
03 de Setembro de 2025 as 14h15Seduc divulga regras para prova prática do concurso de professores da rede estadual de ensino
A etapa será composta por Plano de Aula e Prova Didática; a convocação de candidatos sai em 12 de setembro
02 de Setembro de 2025 as 07h22Programa do Ministério das Comunicações leva acesso à internet para mais de 1,5 mil escolas de MT
Escolas Conectadas já levou inclusão digital para estudantes de 82,2 mil unidades públicas de ensino do Brasil
27 de Agosto de 2025 as 14h17