Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Capacitação

Secretarias de Educação de cidades da região se reúnem para discussão da BNCC

Agenda envolve debates em diferentes municípios

Educação | 02 de Abril de 2019 as 11h 20min
Fonte: Assessoria da Prefeitura

Foto: Assessoria da Prefeitura

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (S.M.E.E.C) de Sinop, em parceria com o Centro de Formação de Professores (Cefapro), está promovendo estudos e discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Estado de Mato Grosso, em sinergia com secretarias de educação de municípios da região.

Na última semana, a equipe pedagógica da S.M.E.E.C esteve em Santa Carmem. Já passaram, também, por Vera e Feliz Natal. O encontro visa uniformizar o ensino no Estado, pensando em adaptá-los à realidade e necessidades existentes na região. Os estudos das propostas da BNCC serão entregues até o dia 15 de abril.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a BNCC possui caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. É de alçada de cada secretaria municipal de educação promover estudos que adequem as proposições da base às necessidades daquele município.

Ainda conforme o MEC, a Base define conhecimentos, competências e habilidades apontadas como necessárias para o desenvolvimento de todos os estudantes no decorrer da escolaridade básica. A partir de princípios éticos, políticos e estéticos definidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a BNCC faz parte de propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.