Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Alfabetização na Idade Certa

Seminário sobre PNAIC debate hoje políticas públicas e a formação de professores

Educação | 17 de Setembro de 2015 as 10h 51min
Fonte: Decom

| Fotos: Tiago da Luz

Na noite de ontem (16), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura retomou as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, com a realização de um seminário inicial que encerra hoje (17), no Centro de Eventos Ari José Riedi/Auditório Farroupilha.

Na abertura do seminário estiveram presentes o vice-prefeito, Ederson Dal Molin, o secretário de Governo, Hélio da Silva Vieira, o secretário de Transportes, Valdoci Fernandes, a coordenadora local do PNAIC, Clarice Dantas e a formadora pela UFMT, Jussara Mayer.

A palestra da noite foi com a professora especialista Clarice Dantas, que falou sobre “Contextos de criação do PNAIC e a formação para 2015”. “É uma alegria retomarmos os trabalhos do Pacto, que é um programa de formação de professores que conseguiu conquistar um grande espaço, de grande relevância, que atua nas bases de formação de professores. Espero que estejamos trilhando os caminhos para garantir que nossas crianças estejam alfabetizadas aos oito anos de idade”, disse.

O vice-prefeito elogiou o trabalho da Secretaria e enalteceu a importância do Pacto. “A secretária Silvana e toda sua equipe está de parabéns. O trabalho de vocês é muito importante, pois atuam na base da sociedade, na formação do caráter de nossas crianças. Esse Pacto é muito importante e as mudanças na educação partem desse tipo de encontro”, destacou Dal Molin. 

Hoje (17), o evento terá início às 19h e o tema será “Políticas públicas e a formação de professores”, com o professor Suames Maciel Gomes, da Editora Positivo.

Desde 2013, Sorriso participa desta política nacional de formação de alfabetizadores, com trabalho assíduo e ganho na aprendizagem de docentes e discentes e inúmeros avanços na formação de professores e na garantia dos direitos de aprendizagens dos alunos. Este seminário inicial é parte integrante da formação 2015. O Pacto conta com a participação articulada do governo federal, dos governos estaduais e municipais. A intenção é garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade.