Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Qualificação

Servidores da saúde recebem curso sobre Desenvolvimento Gerencial do SUS

Educação | 29 de Março de 2016 as 10h 21min
Fonte: Secom

| Foto: Secom

Com a proposta de repensar as práticas na saúde, bem como o planejamento, gestão de trabalho, educação permanente e financeiro, o curso de Desenvolvimento Gerencial do Sistema Único da Saúde teve início nesta segunda (28) e conta com a participação de servidores de diversos setores da secretaria de saúde.

Os módulos são apresentados por duas representantes do Instituto de Saúde Coletiva pertencente ao Núcleo de Desenvolvimento em Saúde da UFMT, campus Cuiabá e também pela Escola de Saúde Pública.

De acordo com a tutora do curso e professora da UFMT, Marta de Lima, o curso será dividido em dois módulos com carga horária de 80 horas, sendo o primeiro com 50 horas distribuídas em curso, atividade e dispersão. Após isso, a equipe do instituto retornará em 30 dias para conclusão do restante das horas.

Para a coordenadora da educação e promoção a saúde, Marilene de Fátima Pereira, “a partir da capacitação do servidor é possível criar instrumento que possam colaborar no diagnóstico das demandas dos setores e melhorar significativamente o atendimento”.

Encerradas as duas primeiras etapas será montado um documento descrevendo todas as demandas de acordo com a realidade da cidade que será debatido e apresentado ao secretário de saúde do município.

Durante um ano o instituto de saúde fará o acompanhamento do cumprimento das ações propostas no relatório. Vale lembrar que este curso está sendo ministrado em Sinop e em mais 30 municípios.