Boa noite, Sexta Feira 22 de Setembro de 2017
Saúde Coluna Social Classificados Sobre o Site Fale Conosco

Sinop terá uma escola estadual modelo

GC Notícias | 13/02/2017 09:27

Centro Integrado Escola Comunidade será construído no residencial Vila Mariana

O Governo do Estado anunciou a construção de uma escola estadual modelo em Sinop. O Centro Integrado Escola Comunidade (CIEC), na região da Vila Mariana, formada por conjuntos habitacionais populares.

O Centro Integrado faz parte de uma nova política pública de educação do Estado, que tem como objetivo tornar o ambiente escolar mais saudável e convidativo à busca pelo conhecimento. As unidades desse modelo contarão com 18 salas de aula, com capacidade para atender até 540 estudantes por turno; infraestrutura inteligente, que privilegiará a economia de água e energia elétrica, por meio de sistemas de reutilização de águas pluviais, placas solares e iluminação de LED.

Além disso, a escola possuirá salas com o pé direito alto e sistema de climatização, laboratórios de informática, biblioteca, quadra poliesportiva e internet wi-fi, entre outros benefícios. O modelo teve inspiração nas escolas da rede municipal de Lucas do Rio Verde, nacionalmente conhecida pela sua qualidade.

O estado não informou quando inicia a construção da escola ou quando ficará pronta. Até o final de fevereiro, a secretaria estadual de Educação pretende ampliar as discussões a respeito do Pró-Escolas nos 15 principais polos da Educação de Mato Grosso. “Ao final desse processo, nós iremos sintetizar tudo o que foi sugerido, discutido, e as demandas que surgiram, para que cada um sinta como se estivesse colocando um tijolinho nessa grande construção conjunta”, destacou o secretário de Educação Marco Marrafon.

Pela educação

Durante encontro da prefeita Rosana Martinelli (PR) com o secretário estadual de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, na semana passada, foi oficializada a denominação como escola da unidade educacional na Gleba Mercedes, para que o município receba verba para a merenda escolar, além do aumento de recursos do transporte escolar por parte do Governo do Estado.

Também ficou definido o aluguel por parte da Prefeitura Municipal por seis meses de uma unidade no Daury Riva para a implantação de uma escola estadual para 6º, 7º e 8º ano já no mês de março. A manutenção da escola e o custo com profissionais ficará a cargo da Seduc.  

O secretário também se comprometeu no término das três escolas estaduais que estão paralisados por problemas burocráticos: Escolas Estaduais Cleufa Hubner, Prof Djalma Guilherme da Silva e Nossa Senhora de Lourdes.  “Temos que firmar parcerias para resolver os problemas do cidadão que precisa ser muito bem atendido, independente se é de responsabilidade do município ou do Estado. Por isso, estamos unindo forças para resolver na área escolar. Abrimos as portas do município para que todos os problemas sejam resolvidos de forma compartilhada”, afirmou a prefeita de Sinop.

Também participaram da reunião, o deputado federal Nilson Leitão (PSDB), o deputado estadual Baiano Filho (PSDB) e a vereadora e líder da prefeitura professora Branca (PR), os vereadores Dilmair Callegaro (PSDB), Adenilson Rocha (PSDB) e Ícaro Severo (PSDB).

Fonte: Redação com Assessoria