Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Destaque

Trabalho de professoras da Unemat integra publicação do Ministério da Saúde

Publicação trouxe uma forma inovadora de mostrar o papel de cada cidadão na saúde pública

Educação | 07 de Fevereiro de 2017 as 17h 13min
Fonte: Unemat

O Ministério da Saúde (MS) acaba de disponibilizar o minidocumentário e o livro InovaSUS 2015 - Gestão da Educação na Saúde no portal Comunidade de Práticas. A publicação traz 38 experiências inovadoras em saúde e premiadas em 35 cidades de 18 estados brasileiros. Entre os capítulos da publicação, está o trabalho das professoras da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Fabiana Aparecida da Silva e Denise da Costa Boamorte Cortela 'Desenvolvimento de competências pedagógicas para o ensino-serviço: (trans)formando paradigmas'.

Segundo os editores, o minidocumentário mostra o que essa seleção teve de inovador e também o que é “inovar” para cada um dos 38 projetos selecionados nas cinco regiões do país. O livro traz fotografias, depoimentos e narrativas dos projetos. Para compor as imagens e percepções a cerca desse trabalho a equipe do MS selecionou 10 projetos que melhor representaram as temáticas "Integração ensino, serviço, comunidade" e "Educação permanente em saúde".

Em dezembro de 2015, as professoras Fabiana Silva e Denise Cortela submeteram o relato: 'Desenvolvimento de competências pedagógicas para o ensino-serviços: (trans)formando paradigmas’ no  ‘Concurso Prêmio InovaSUS 2015'. Quatro meses depois, em abril de 2016, foi divulgado o resultado e o relato ficou em terceiro lugar na Região Centro-Oeste na categoria 'Gestão da Educação'. O prêmio pela colocação foi de R$ 90 mil a serem pagos pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Fabiana Silva lembra que a premiação ainda não chegou, mas já estão sendo realizadas atividades. “Mesmo antes do repasse desses recursos, já estamos desenvolvendo as oficinas de formação e capacitação para docentes, acadêmicos, preceptores (profissionais de saúde que coordenam atividades de estágio) e agentes comunitários de saúde. Mais adiante, a iniciativa será estendida a gestores municipais e representantes da comunidade", explicou a professora.

As imagens do projeto, presentes na edição, foram feitas durante uma oficina. Na ocasião, uma rede de pesca foi utilizada como instrumento para mostrar aos 54 agentes de saúde e controle de endemias, de Cáceres, como cada profissional se conecta a grande Rede de Saúde do município. A atividade foi desenvolvida nas dependências da Secretaria de Indústria, Comércio, Meio Ambiente e Turismo de Cáceres, às margens da Baía do Malheiros.