Ameaça à autonomia
UFMT deve ter interventor designado pelo MEC nos próximos meses
Medida Provisória (MP) assinada por Bolsonaro nesta quarta-feira (10) permite que Abraham Weintraub escolha reitores pro tempore para instituições federais de ensino.
Educação | 10 de Junho de 2020 as 10h 06min
Fonte: Safira Campos

Uma Medida Provisória (MP) assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (10) permite que o Ministério da Educação (MEC) designe, sem qualquer consulta às comunidades acadêmicas, reitores ‘pro tempore’ para as instituições federais de ensino durante o período de pandemia.
A MP é válida somente para as instituições cujo mandato de seus atuais reitores termine durante o período de emergência global de saúde. Neste caso, a medida só não se aplica às universidades e institutos que realizaram consulta à comunidade acadêmica para a escolha dos dirigentes antes da suspensão das aulas presenciais.
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), encaixa-se no primeiro caso e, portanto, pode ter um interventor indicado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, a partir de outubro, quando o mandato do atual reitor, Prof. Evandro Soares, chega ao fim.
A formação e início do processo eleitoral para a escolha do sucessor de Soares na UFMT já vinha encontrando impasses na universidade há várias semanas, conforme noticiou o PNBonline. O grupo de entidades representativas da comunidade acadêmica, composto pela Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat), Sindicato dos Trabalhadores Técnicos Administrativos em Educação da UFMT (Sintuf) e Diretório Central dos Estudantes (DCE), havia se posicionado favorável à prorrogação do mandato do atual reitor por, pelo menos, até o final do ano em razão da pandemia.
O posicionamento não foi considerado unanimidade, e parte da comunidade acadêmica chegou a pedir que as bases fossem consultadas e que se desse início ao processo eleitoral, com a formação da lista tríplice. O risco de que o MEC chegasse a nomear um reitor interventor já estava sendo comentado desde o começo do mês.
Intervenção na autonomia das Universidades Federais
Esta não é a primeira vez que o governo Bolsonaro tenta intervir na autonomia das instituições federais de ensino do país. Em dezembro do ano passado, o presidente editou a MP nº 914, que alterava o rito para a eleição e nomeação dos reitores das instituições federais de ensino, para que o presidente da República pudesse deixar de acatar o nome mais votado da lista tríplice de candidatos apresentada pela instituição. A MP, entretanto, não teve força e não chegou a ser posta em pauta pelo Congresso Nacional, perdendo validade no início de junho.
Lista Tríplice
Tradicionalmente, o reitor é escolhido pelo corpo de professores, alunos e funcionários técnicos das instituições, por meio de votação. Os três nomes mais votados, então, compõem uma lista tríplice encaminhada ao presidente. O mais votado, em geral, costuma ter seu nome confirmado pelo presidente para um mandato de quatro anos.
Notícias dos Poderes
Seduc amplia prazo e Matrícula Web para novos alunos segue até segunda-feira (10)
Famílias têm mais tempo para garantir vaga na rede estadual; solicitação deve ser feita on-line
07 de Novembro de 2025 as 06h57Sinop se consolida como maior polo educacional do Norte de Mato Grosso
05 de Novembro de 2025 as 14h23Solicitação de matrículas na rede estadual começa nesta quarta-feira; veja cronograma completo
Prazo vai até 7 de novembro e contempla alunos da Educação Especial, de Cuiabá e do interior
30 de Outubro de 2025 as 09h38Seduc mobiliza equipe em Sinop para ouvir professores e diretores de escolas e atender demandas
Com escutas ativas, visitas técnicas e reunião com gestores, secretaria acelera soluções pedagógicas e administrativas
27 de Outubro de 2025 as 16h18Senac faz seletivo com vagas que pagam até R$ 6,4 mil
24 de Outubro de 2025 as 08h45Professora da UFMT Campus Sinop apresenta estudo sobre silo bolsa em congresso internacional
23 de Outubro de 2025 as 15h05Uso de internet por adolescentes nas escolas cai de 51% para 37%
O celular foi o principal dispositivo de acesso usado pela população de 9 a 17 anos, sendo citado por 96% dos entrevistados, seguido pela televisão (74%), computador (30%) e pelo videogame (16%)
23 de Outubro de 2025 as 10h42Prova do IFMT será neste domingo (19)
Confira horários e orientações para os candidatos
17 de Outubro de 2025 as 09h30