Ameaça à autonomia
UFMT deve ter interventor designado pelo MEC nos próximos meses
Medida Provisória (MP) assinada por Bolsonaro nesta quarta-feira (10) permite que Abraham Weintraub escolha reitores pro tempore para instituições federais de ensino.
Educação | 10 de Junho de 2020 as 10h 06min
Fonte: Safira Campos

Uma Medida Provisória (MP) assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (10) permite que o Ministério da Educação (MEC) designe, sem qualquer consulta às comunidades acadêmicas, reitores ‘pro tempore’ para as instituições federais de ensino durante o período de pandemia.
A MP é válida somente para as instituições cujo mandato de seus atuais reitores termine durante o período de emergência global de saúde. Neste caso, a medida só não se aplica às universidades e institutos que realizaram consulta à comunidade acadêmica para a escolha dos dirigentes antes da suspensão das aulas presenciais.
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), encaixa-se no primeiro caso e, portanto, pode ter um interventor indicado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, a partir de outubro, quando o mandato do atual reitor, Prof. Evandro Soares, chega ao fim.
A formação e início do processo eleitoral para a escolha do sucessor de Soares na UFMT já vinha encontrando impasses na universidade há várias semanas, conforme noticiou o PNBonline. O grupo de entidades representativas da comunidade acadêmica, composto pela Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat), Sindicato dos Trabalhadores Técnicos Administrativos em Educação da UFMT (Sintuf) e Diretório Central dos Estudantes (DCE), havia se posicionado favorável à prorrogação do mandato do atual reitor por, pelo menos, até o final do ano em razão da pandemia.
O posicionamento não foi considerado unanimidade, e parte da comunidade acadêmica chegou a pedir que as bases fossem consultadas e que se desse início ao processo eleitoral, com a formação da lista tríplice. O risco de que o MEC chegasse a nomear um reitor interventor já estava sendo comentado desde o começo do mês.
Intervenção na autonomia das Universidades Federais
Esta não é a primeira vez que o governo Bolsonaro tenta intervir na autonomia das instituições federais de ensino do país. Em dezembro do ano passado, o presidente editou a MP nº 914, que alterava o rito para a eleição e nomeação dos reitores das instituições federais de ensino, para que o presidente da República pudesse deixar de acatar o nome mais votado da lista tríplice de candidatos apresentada pela instituição. A MP, entretanto, não teve força e não chegou a ser posta em pauta pelo Congresso Nacional, perdendo validade no início de junho.
Lista Tríplice
Tradicionalmente, o reitor é escolhido pelo corpo de professores, alunos e funcionários técnicos das instituições, por meio de votação. Os três nomes mais votados, então, compõem uma lista tríplice encaminhada ao presidente. O mais votado, em geral, costuma ter seu nome confirmado pelo presidente para um mandato de quatro anos.
Notícias dos Poderes
Período de férias escolares na rede estadual começa na próxima segunda-feira
03 de Julho de 2025 as 08h11Rede Estadual de Ensino de MT passa a ter 101 escolas cívico-militares, informa Seduc
Elas atendem mais de 80 mil estudantes com a missão de diminuir a evasão e fortalecer o avanço da aprendizagem
02 de Julho de 2025 as 09h38Taxa de analfabetismo em Mato Grosso cai para 3,8% e atinge menor nível desde 2016, diz IBGE
02 de Julho de 2025 as 07h45Estado lança licitação para construir 3 escolas em Sinop
Novas unidades serão erguidas no Jardim das Oliveiras, Daury Riva e Santa Cecília
01 de Julho de 2025 as 16h24Estudante de Sinop é selecionada para representar MT no Programa Jovem Senador
Redação de Stefany Formigari foi selecionada entre mais de 5 mil redações de MT
30 de Junho de 2025 as 07h15MT inicia nesta quinta-feira consulta pública sobre modelo cívico-militar em 15 escolas
26 de Junho de 2025 as 13h47Estudantes são premiadas em concurso de redação do projeto Norte Show Kids sobre o agro em Sinop
24 de Junho de 2025 as 14h13Dados do IBGE mostram que homens idosos são maioria entre anafabetos de Mato Grosso
Para a população com 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo em Mato Grosso foi de 15,7%
23 de Junho de 2025 as 08h32