Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Unemat oferta cursos gratuitos para melhorar qualidade de vida de pessoas com deficiência

Professores elaboram esse projeto desde 2016

Educação | 23 de Outubro de 2018 as 10h 50min
Fonte: Geovanna Klaus

O Projeto Centro de Educação e Tecnologia Assistiva (CETA. Ext.), criado por professores da Unemat, vem promovendo ações com atividades extensionistas desde 2016, para melhorar a qualidade de vida de pessoas com visão subnormal, surdos, cegos e deficiente auditivo. O projeto já realizou cursos de Libras, informática básica para pessoas com deficiência visual, mobilidade para atendimento de pessoas com deficiência visual, entre outros.

O objetivo desse projeto é fazer com que alunos, professores, gestores e a comunidade em geral, façam esses curso para auxiliarem as pessoas com deficiência, para assim proporcionar a eles melhor qualidade de vida, independência e segurança nas atividades que necessitam de locomoção. “Todos os semestres procuramos manter as ofertas dos cursos, mas como os profissionais que ministram são voluntários depende da agenda deles” disse Maria Angélica, coordenadora do projeto.

A inscrição e o curso são gratuitos. O cursista deverá ter média 7,0 e 75% de frequência para receber o certificado. Cada curso tem 25 vagas disponíveis.

 

-Orientação e Mobilidade para Atendimento a Pessoa com Deficiência Visual

Ministrante do curso: Profª Especialista Clélia Maria Malaquias (Graduação em Pedagogia, Especialista em Psicopedagogia com supervisão escolar, com curso de capacitação no Instituto Benjamim Constant - RJ na área da deficiência visual).

O curso será realizado das 19h às 22h, nas quintas-feiras, no período de 01 a 29 de novembro, na sala do Projeto (CETA-Ext). Carga horária: 20h.

Data de inscrição: 15 a 31 de outubro de 2018. Horário da inscrição: das 8h às 11h com Paulo e das 11h às 13h com Bernardo – Recepção

 

-Desenvolvimento da Comunicação Oral Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Ministrante do curso: Boninne Monalliza Brun Moraes (Fonoaudióloga/ Psicopedagoga/ Mestra em Letras-Unemat).

O curso será realizado das 7h às 11h, nas segundas-feiras, no período de 05 de novembro a 03 de dezembro, na sala do Projeto (CETA.Ext).

Data de inscrição: 15a 31 de outubro de 2018. Horário da inscrição: das 8h às 11h com Paulo e das 11h às 13h com Bernardo – Recepção

 

-Processos Inclusivos na Educação: aspectos cognitivos, psicológicos, e sociais

Ministrante do curso: Prof Ms. Maria Angélica Dornelles Dias (Psicóloga, Especialista em Docência do Ensino Superior e Mestre em Educação)

O curso será realizado das 13h30min às 17h30minh, nas quartas-feiras, no período de 07 de novembro a 05 de dezembro, na sala do Projeto (CETA.Ext).

Data de inscrição: 26 outubro a 06 de dezembro de 2018. Horário da inscrição: das 8h às 11h com Paulo e das 11h às 13h com Bernardo – Recepção.