Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Cidade Universitária

Unic é a instituição de ensino mais bem avaliada de Sinop

Faculdade obteve nota 4 no Índice Geral de Cursos

Educação | 22 de Dezembro de 2015 as 18h 32min
Fonte: Jamerson Miléski

Tuner, diretor da Unic Sinop |

A Faculdade De Ciências Jurídicas, Gerenciais e Educação de Sinop e a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Sinop, nomes de registro das duas unidades da Unic em Sinop, alcançaram a maior nota entre as instituições de ensino superior estabelecidas no município. A portaria 564 com a relação do IGC (Índice Geral de Cursos), foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (22).

O documento traz a avaliação das 19.512 instituições de ensino superior no país. O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. O índice é calculado anualmente e considera a média dos últimos CPC (Conceito Preliminar do Curso), a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação, e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

A avaliação é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O índice varia de 1 a 5 pontos. As duas instituições da Unic Sinop alcançaram nota 4. A faculdade é uma das 138 instituições de ensino vinculada ao Grupo Kroton, o maior conglomerado educacional do mundo.  Para o diretor da Unic Sinop, Taner Bitencourt, a nota 4 no IGC é resultado do modelo acadêmico adotado pela instituição, do afinco dos profissionais em implementar os métodos alinhavados com o MEC e dos esforços dos alunos. “Mostra que nosso planejamento está sendo bem executado e que o resultado é a qualidade no ensino. A Unic setor industrial [na Av. Alexandre Ferronatto], ficou na 68ª posição no ranking nacional das mais bem avaliadas. Ao que tudo indica, em breve Sinop terá uma faculdade com nota 5”, avalia Taner.

A universidade federal de Mato Grosso, UFMT, que tem um campus em Sinop, também alcançou nota 4 (geral). A Unemat, que também tem um campi em Sinop, foi avaliada com nota 3 (geral). A Fasipe (Faculdade de Sinop/Faculdade Fasipe) teve nota 3 no IGC. A extinta Facenop (Faculdade Cenecista de Sinop) também está na relação, com nota 3.

 

Cursos

O instituto também publicou as notas referentes ao conceito Enade e ao CPC (Conceito Preliminar de Curso). Apenas 13 cursos de Sinop estão nessa relação. Da UFMT Sinop o cursos de engenharia ambiental e engenharia florestal, tiveram nota 3 no Enade e CPC 4. Licenciatura em Física e Química tiveram nota 2 no Enade, a pior avaliação no município. Matemática teve nota 3 no Enade. As três licenciaturas não tiveram o CPC divulgado.

Na Unemat Sinop os cursos de Letras, Pedagogia, Matemática e Engenharia Civil tiveram nota 3 no Enade. O CPC de Pedagogia e Letras foi 4, de Matemática 3 e de engenharia não foi divulgado.

Na Unic foram avaliados os cursos de Arquitetura e Urbanismo, e Engenharia de Produção. Ambos tiveram nota 4 no CPC. No Enade, Arquitetura somou 3 pontos e Engenharia de Produção 2 pontos.

Apenas um curso da Fasipe está na relação. É Educação Física (licenciatura), com nota 3 no Enade e no CPC.