Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Cuiabá Arsenal Futebol Americano

Arena Pantanal recebe o maior público da história do Futebol Americano

Esporte | 23 de Novembro de 2015 as 08h 29min
Fonte: Assessoria

| Foto: Rogério Florentino Pereira

O sol já estava se pondo quando o Arsenal pisou pela primeira vez no gramado da Arena Pantanal trazendo nos braços a bandeira da equipe. Segurando as mãos de cada jogador estavam os torcedores mirins, ansiosos por estar tão perto de seus ídolos. Das arquibancadas ecoavam milhares de vozes misturadas, que encheram o peito para cantar junto com a Lorena Ly o hino nacional. Este foi sim um momento histórico e todos puderam sentir o valor de cada detalhe. Ao todo, 15.197 mil pessoas compareceram à Arena da Copa do Mundo, que agora também tem um pouco de futebol americano, seja na memória de quem participou desta partida inédita, seja nas gotas de suor derramados no gramado pelos gigantes do Cuiabá Arsenal e Coritiba Crocodiles, em busca do tricampeonato nacional.

Quando se pensa em futebol americano logo vem à mente a força e a garra dos jogadores que precisam romper a linha que divide dois territórios. Poucos sabem o quanto de sacrifício existe em um jogo como este, quantas repetições exaustivas, ou quantas vezes nossos atletas deixam a família para treinar nos fins de semana ou voltam de madrugada, exaustos, para retornar ao trabalho no dia seguinte. Não se trata apenas de ganhar ou perder, e sim de raça, amor, vontade, determinação e inúmeras outras virtudes que formam um verdadeiro guerreiro.

Na noite de ontem haviam guerreiros dos dois lados do gramado e ambos deram tudo que tinham. O resultado não foi o esperado já que o time da casa perdeu de 13 a 7, já na prorrogação. No entanto, todos sabem que em qualquer esporte só existe um primeiro lugar. “O fundador da equipe sempre dizia que cada vitória é uma página de um livro, mas cada derrota é um livro inteiro. Eu já li muitos livros destes na minha vida. Um jogo é sempre uma questão de arriscar ou não. Nós arriscamos! Foi nos detalhes que deixamos a vitória escapar, o que fica é o aprendizado. Com o crescimento do FA cada vez mais as partidas serão resolvidas nos detalhes, quem conseguir, será campeão. Hoje foram eles”, pontuou o capitão Igor Mota.

O recebedor Heron Azevedo, que marcou o único touchdown do Arsenal na partida, disse nunca ter sentido algo parecido com entrar na Arena. “Aquelas luzes todas, os gritos de milhares de torcedores, foi de arrepiar, incrível!  É essa memória que vou guardar comigo, o passo que demos ontem foi muito grande. Nós fizemos muitas coisas certas este ano e não se pode apagar isso. Agora é uma avaliação individual, depende de cada um saber o tanto que deu e o quanto poderia ter feito”, afirmou.

Para o capitão da defesa, Andrei Vargas (Bio), o grupo defensivo atuou com a mesma vontade e força costumeiras. “Tomamos um touchdown no início de uma jogada que não estávamos preparados para ela, pegamos a bola quase na nossa endzone. Depois passamos o restante do jogo sem tomar ponto deles. Ano após ano evoluímos junto com o esporte no Brasil e nunca fizemos feio em campo. Tenho orgulho da defesa que sou capitão, e saio de cabeça erguida!”.

 

O jogo

Nervosismo e tensão. Talvez esses tenham sido os adjetivos mais perceptíveis durante o jogo entre Cuiabá Arsenal e Coritiba Crocodiles. Ambas equipes sabiam que só havia uma chance de seguirem na competição e a rivalidade pesou muito. O primeiro TD veio ainda no primeiro tempo com Bruninho do Crocodiles. O extra point foi marcado por Coléte.

Durante os dois primeiros quartos, ambas equipes tiveram dificuldade em avançar. Mais uma vez o Arsenal mostrou força na defesa, mas era incapaz de chegar a redzone do adversário. Antes de terminar o primeiro tempo, o Croco ainda chegou até as 10 jardas do campo do Arsenal, só que foi o técnico Kenneth Joshen quem interceptou a bola e em uma arrancada inacreditável garantiu a permanência do placar.

No retorno, a equipe mato-grossense parecia mais segura e disposta, mas os curitibanos seguiam firmes na meta. Apenas no fim do terceiro tempo é que Dandan acertou para Heron que esperava dentro da endzone, que avançou pela lateral esquerda do campo para marcar o único TD da equipe no jogo. Ponto extra de Raulin que deixou tudo igual (7x7).

No último minuto o Arsenal ainda teve a chance de marcar com dois avanços impressionantes de Callejas, que deixou a equipe na linha de 12 jardas do ataque. Ainda havia tempo para uma corrida, mas o time decidiu pelo Field Goal, só que a bola foi bloqueada. O jogo foi para overtime. O Cuiabá Arsenal foi o primeiro time a ter a chance de marcar, porém o passe de Dandan foi interceptado. Com a posse de bola, o time curitibano não desperdiçou. Toddy deu o passe e Coléte marcou o touchdown da vitória, dando ao Coritiba Crocodiles o título de Campeão da Superliga Centro-Sul do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano. A equipe enfrenya agora o campeão entre Recife Mariners x João Pessoa Espectros, que disputam hoje (22/11), a final da Superliga Nordeste na Arena Pernambuco. A decisão do Brasileiro acontecerá também em Recife, no dia 12 de dezembro.

 

Atrações

Como prometido, o Cuiabá Arsenal não mediu esforços para fazer da Arena Pantanal um verdadeiro palco para o futebol americano. O evento contou com coreografias inéditas da cheerleaders, as canções da representante mato-grossense no The Voice deste ano, Lorena Ly, o show eletrizante da cantora Ana Rafaela, com apoio das cheerleades do centro do gramado e o encerramento com a banda Ponto 06. Também marcou presença no estádio o Governador de Mato Grosso, Pedro Taques.

O presidente da equipe, Paulo César Ribeiro, agradeceu o apoio irrestrito da torcida durante toda a temporada e, principalmente, a todos que compareceram à Arena, além dos inúmeros apoiadores e patrocinadores que garantiram que a festa fosse um verdadeiro espetáculo. “O público que recebemos é a prova de que o futebol americano já é um esporte mato-grossense e que nossa população está sedenta de novos ídolos e atrações diversificadas. Embora não tenhamos dado a vitória que todos desejavam, sabemos que este jogo é um marco na história do país e isso muito nos orgulha. Vamos continuar batalhando para elevar o nível do esporte e trazer mais momentos emocionantes como este para todos que nos acompanham”.