Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Em uso

Arena Pantanal recebeu 63 jogos de futebol em 14 meses

Candidato a elefante branco da Copa do Mundo, estádio mantém média de 4,5 jogos por mês

Esporte | 25 de Junho de 2015 as 09h 11min
Fonte: Lisânia Ghisi

Para um ano, dois meses e 20 dias de vida, a Arena Pantanal conta com bons números relacionados ao esporte. Até o momento, o estádio cuiabano já recebeu 63 jogos de futebol e outras partidas estão programadas para este ano. No próximo domingo (28), o Flamengo entra em campo pela segunda vez em Cuiabá. Na data, o time rubro-negro enfrentará o Vasco. A partida, que compreende o Brasileiro 2015, está programada para ter início às 17h30 (horário local).

Idealizado para a Copa do Mundo de 2014, o Complexo Arena Pantanal conta com aproximadamente 300 mil metros quadrados de área construída, 42.423 arquibancadas para jogos, 108 assentos VVIP e outros 735 VIP. Há ainda espaço exclusivo para imprensa, além de 2.831 vagas gratuitas de estacionamento. Em 2010, o projeto do estádio cuiabano foi premiado nacional e internacionalmente.

 

Jogos

Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid), aponta que a Arena Pantanal conta com 448 dias ou 14 meses de funcionamento. Neste período, a bola rolou no gramado por 5.670 minutos, ou 94,5 horas ou ainda por 3,9 dias initerruptamente. Se calculada, o estádio cuiabano tem uma média mensal de 4,5 jogos.

Além dos números, a Arena Pantanal já recebeu times de todas as regiões do país, assim como seleções que disputaram os jogos durante a Copa do Mundo de 2014. Mesmo sendo palco de diversas partidas, os jogadores que mais correram pelo gramado foram os mato-grossenses. Dos 63 jogos já realizados, o time do Cuiabá jogou 26 partidas, seguido do Operário (17 jogos), Dom Bosco (9), Luverdense (8) e Mixto (6).

Dos times que compreendem a série A do futebol, o Corinthians é o que mais se apresentou no estádio. Entre maio de 2014 e junho de 2015, foram quatro partidas. O Vasco segue com três jogos e o Santos com outros dois. Há ainda times que nem sequer conhecem o gramado de Cuiabá. Entre eles está o Palmeiras, que no dia 05 de julho, se apresenta na Arena pela primeira vez. A partida será contra a Ponte Preta, a partir das 17h30 (horário local).

O secretário Eduardo Chiletto, titular da Secid, explica que a atual gestão estadual recebeu a Arena Pantanal com sérios problemas relacionados à parte elétrica, hidráulica, sanitária, além de serviços de acabamento. O espaço, que foi palco de oito seleções mundiais durante a Copa do Mundo de 2014, conta apenas com o recebimento provisório. O local, ainda necessita de ajustes, que devem ser realizados pela empresa construtora, para que o Estado possa recebe-lo de forma definitiva.

Chiletto explica que tratativas estão sendo feitas com a empresa Mendes Junior Trading e Engenharia S/A, responsável pela construção do estádio, para que a mesma retome a obra e realize os devidos reparos. As intervenções que necessitam ser realizadas não terão qualquer custo para o Estado. “Recebemos o local totalmente abandonado. A área externa sem lixeiras, banheiros de portas fechadas, ausência de serviços de jardinagem e limpeza, e, principalmente, sem qualquer segurança. Antes que as mudanças começassem a ser realizadas, a Secid atuou em parceria com estudantes de arquitetura e urbanismo. O trabalho conjunto resultou em uma pesquisa de opinião, da qual usuários da Arena e moradores da região, apontaram as necessidades mais urgentes e que precisam ser realizadas no espaço”, explica Chiletto.

Em pouco mais de 10 dias, as mudanças começaram a ser feitas e no dia 09 de maio, em comemoração ao aniversário de Mato Grosso, a Arena Pantanal já contava com uma nova cara. “De lá para cá, as ações ainda continuam sendo realizadas. A Polícia Militar está instalada no local e os agentes circulam pelo espaço por 24 horas. Os banheiros foram abertos para a população”, afirma o secretário.

Em relação aos custos, cerca de R$ 600 mil são gastos mensalmente para manter o Complexo Arena Pantanal em funcionamento. Mesmo sem a realização dos jogos ou demais eventos culturais e de lazer, uma equipe administra o local. Profissionais da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Supedec) também já utilizam os corredores e demais áreas da estrutura para realização do trabalho diário.

Além disso, a formação de parcerias tem contribuído para a manutenção do espaço esportivo. Exemplo é o trabalho conjunto com a Federação Mato-Grossense de Futebol (FMF), que hoje é a responsável por cuidar do gramado da Arena Pantanal. Em contrapartida, o Estado concede à FMF, uma vez ao mês, a realização de um evento esportivo no local. “A Arena Pantanal é múltipla e essa amplitude precisa ser aproveitada. A Secid está trabalhando para ampliar ainda mais o uso do local. Por meio de estudos e levantamentos, a expectativa é tornar o Complexo algo rentável tanto para o governo, como também para a população, que irá usufruir de um espaço cada vez melhor”, comenta Chiletto.

Dentre as ideias que já estão sendo trabalhadas pela Secretaria está a criação de Museu do Futebol, em que os figuras históricas do esporte em Mato Grosso serão homenageadas. Também está sendo elaborado projeto para realização de visitas guiadas dentro do Complexo. “Queremos aproximar as pessoas da Arena Pantanal e fazer com que cada vez mais elas utilizem todo este espaço”, reforça o secretário.