Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Na luta

Atleta de MT é destaque no campeonato mundial de Kung Fu realizado na China

Lutadora conseguiu a 8ª posição no berço da arte marcial

Esporte | 13 de Agosto de 2018 as 14h 04min
Fonte: Redação

Brenda Silva Santos de 20 anos, de Cuiabá, foi a representante do Brasil no Campeonato Mundial Universitário de Kung Fu Wushu, realizado no início do mês em Macau, China. A atleta mato-grossense conseguiu uma expressiva 8ª colocação enfrentando os melhores do mundo na categoria.

“Foi uma experiência muito gratificante pois competi com atletas muito fortes, a maioria de países asiáticos onde o esporte é tradicional, faz parte da cultura local e reúne milhões de praticantes. Tive a honra de receber um certificado pela colocação entre os 8 melhores do mundo e vou continuar treinando forte para chegar ao nível deles. Meu foco é o Mundial adulto em 2019 e estes atletas certamente estarão lá”, disse Brenda.

O mundial universitário de Kung Fu Wushu foi organizado pela primeira vez pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). A jovem atleta de Cuiabá já fez quatro períodos de treinamentos na China e acumula mais de 300 medalhas, sendo 8 medalhas de campeã brasileira da modalidade. Entre as medalhas de ouro, estão as dos campeonatos Panamericano e Sulamericano.

Brenda começou a competir aos 6 anos, por incentivo dos pais. “Meus pais se conheceram em uma academia em São Paulo. Quando vieram para Mato Grosso, meu pai começou a dar aulas de Kung Fu e eu comecei a treinar e acabei me apaixonando pelo esporte”, contou.

Segundo a atleta, as dificuldades são muitas para se manter em alto nível de competitividade, o que envolve recursos para custear os treinamentos no exterior e as participações em competições internacionais. Ela afirma que o principal motivo que a leva a continuar no esporte, é a paixão e a representatividade que ela leva para as competições.

Depois de promover uma ‘vaquinha’ na internet para arrecadar recursos, Brenda conseguiu o patrocínio da Agência Mais 2 Comunicação, apoio que custeou as despesas da participação na competição. A diretora da agência, Roselane Goularte, justificou o investimento nos talentos regionais.  “Brenda é uma atleta de alto nível, seu currículo mostra uma trajetória vencedora que orgulha a todos os mato-grossenses. O excelente resultado obtido em Macau confirma que ela merece ser apoiada, pois tem talento, técnica e eficiência“, disse a empresária.

“Apesar de representar o país, não recebo ajuda do governo. Não luto por dinheiro, faço por amor, gosto de sentir o frio na barriga na hora das competições. Agora, com o apoio da família, dos amigos e da agência Mais 2, espero poder continuar lutando e representando o nosso nestes campeonatos internacionais”, disse Brenda.

Ela é atleta da seleção brasileira há seis anos e participará também do Campeonato Panamericano em Buenos Aires (Argentina) no mês de outubro.

 

Principais títulos representando o Brasil:

- 6th World Junior Wushu Championships (Mundial Junior), Bulgaria - 2016

- 5th World Junior Wushu Championships (Mundial Junior), Turquia - 2014

- 11th Pan American Wushu Championships (Panamericano), Texas - 2016

- 7º Campeonato Sul-americano de Kungfu Wushu, Paraguai - 2017   ( 2º lugar Changquan e   - 1º lugar Qiangshu (lança)

- 6º Campeonato Sul-americano de Kungfu Wushu, Paraguai - 2015    - 1º lugar Jianshu (espada)    - 1º lugar Qiangshu (lança)

- 10th Pan American Wushu Championships (Panamericano), Costa Rica - 2014      - 2º lugar Qiangshu (lança)    - 3º lugar Jianshu (espada)

- 5º Campeonato Sul-americano de Kungfu Wushu, Buenos Aires/Argentina - 2013    - 1º lugar Jianshu (espada)    - 1º lugar Qiangshu (lança)

- 9th Pan American Wushu Championships (Panamericano), Monterrey/ México - 2012    - 4º lugar Changquan.