Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Esporte

Festival de Skate reúne crianças, jovens e adultos apreciadores do esporte

O evento aconteceu no domingo (19) na quadra externa do Ginásio Pasa

Esporte | 21 de Maio de 2019 as 08h 21min
Fonte: Assessoria da Prefeitura

Foto: Assessoria da Prefeitura

Quem passou pelo Ginásio Olímpico José Carlos Pasa no último domingo (19) pode notar uma movimentação diferente. Na quadra externa do local, a trave do gol e a cesta de basquete foram substituídas por corrimões, caixotes e rampas. Na caixa de som, tocava rap nacional. Era o 1º Festival de Skate de Sinop, evento promovido em parceria com a Prefeitura de Sinop - por meio da Gerência de Esportes -, a Central Única das Favelas (Cufa-Sinop) e a Associação Sinopense de Skate (ASS).

O presidente da Cufa Sinop e da ASS, Roni Medeiros, afirma que a proposta é deixar o skate cada vez mais em evidência. “Nosso propósito é fomentar o skate, essa modalidade que tem crescido tanto no mundo inteiro e trazer também para Sinop. Nós temos um projeto social voltado para crianças e adolescentes. A Escolinha de Skate Resistência União e Progresso (RUP) acontece todo sábado, às 16h, no Estádio Gigante do Norte, de forma gratuita. Temos os instrutores, em sua maioria alunos que evoluíram e estão somando com a gente, fortalecendo e ensinando as crianças mais novas”, explica Medeiros.  

 

Mudando vidas

Um desses instrutores é o Lucas Cesco, de 15 anos. “O que me incentiva a ser um instrutor é mostrar o meu esporte, a vida que eu vivo, para quem é menor ou até mesmo para quem é maior”, explica. Ele ainda conta que atua há mais de um ano como professor de skate e que a função que assumiu, o tem ajudado a olhar cada vez mais longe. “Antes do esporte minha vida era muito quieta, muito calada, eu não tinha o que fazer ou com quem me divertir. Com o skate eu fiz novos amigos, comecei pensar no meu futuro, criar objetivos para a vida. Meu maior sonho é ser um skatista profissional. Tanto, que eu estou na correria sempre, fazendo imagens, vídeos, postando nas redes sociais” frisa o garoto.

Durante o evento, Lucas e outros instrutores fizeram apresentações de manobras e depois, promoveram uma Oficina de Skate, para crianças a partir de 7 anos. Outra atração do Festival, foi o grafiteiro Thiago Sampaio, membro da Cufa e da ASS, que estava fazendo uma de suas artes no local.

“Minha participação hoje é pela Cufa e a ASS, representando o grafitti. Como essas instituições trabalham o hiphop, eu vim trazer um pouco do grafitti - um dos quatro elementos desse movimento cultural - com o meu projeto Cores e Valores” pontua Sampaio.

Ao final do evento, todos os participantes do projeto foram premiados com medalhas de participação. A Escolinha de Skate RUP é aberta à comunidade. Reforçando que as aulas acontecem aos sábados, às 16h, na pista de skate do Estádio Municipal Gigante do Norte.