Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Futebol 2017

FMF define Copa MT que vai ter nove clubes este ano

Galo do Norte disputa copa com jovens talentos

Esporte | 30 de Junho de 2017 as 15h 24min

Nove times confirmaram participação na competição, que tem início marcado para a primeira quinzena d |

A segunda competição mais importante do calendário mato-grossense - a Copa FMF - teve algumas mudanças no regulamento para 2017. Na tarde desta quinta-feira, a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) e os nove clubes que participaram do arbitral, definiram o formato de pontos corridos em turno único na primeira fase, e mata-mata a partir da semifinal. O campeão garante vaga na Copa do Brasil em 2018.

Por ter quatro vagas na Copa do Brasil em 2018, em função da conquista da Copa Verde pelo Luverdense - assegurou participação direta nas oitavas da competição nacional -, pode ocorrer de somete o quarto colocado ser o último representante do estado na Copa do Brasil. Por terem sido campeão e vice do Campeonato Mato-grossense deste ano, respectivamente, Cuiabá e Sinop também já têm a vaga.

Os times participantes serão Cuiabá, atual campeão, Mixto, União Rondonópolis, Dom Bosco, Cacerense, Operário Ltda, Operário Várzea-grandense, Sinop e Luverdense. Somente o Araguaia não enviou representante e comunicou que não participará da Copa FMF.

De acordo com o regulamento, que ainda vai ser formulado, a competição vai ser sub-21, mas os times poderão relacionar para cada partida cinco atletas sub-23.

Formato

A Copa FMF vai ser dividida em três fases. Na primeira, as nove equipes vão jogar todas contra todas em turno único. A tabela vai ser feita pelo departamento de competições da FMF, que vai elaborar de uma determinada forma para cada equipe jogar quatro em casa e quatro fora. Os quatro melhores times ao fim da primeira fase avançam para as semifinais, que serão no sistema mata-mata em jogos de ida e volta. Quem passar disputa a decisão também em duas partidas

Caso os finalistas já tenham a vaga na Copa do Brasil e os derrotados da semifinal não, terá disputa de terceiro lugar para decidir quem fica com a vaga na competição nacional. Se chegarem nas semifinais Cuiabá, Luverdense e Sinop, a outra equipe classificado já garante a cobiçada vaga.

Leniência

Os nove clubes participantes do arbitral decidiram por aceitar a participação de Operário Várzea-grandense e Cacerense, que haviam desistido da Copa FMF do ano passado, e pelo regulamento ficariam dois anos sem poder participar da competição.

Fonte: Showdoesporte/Globo Esporte/Cuiabá