Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Grupo de amigos organiza campeonato amador de bets

Brincadeira de rua das crianças da década de 90 vira esporte nostalgia para marmanjos de Sinop

Esporte | 05 de Maio de 2015 as 16h 34min
Fonte: Jamerson Miléski

Bets, taco, bete-ombro ou tacobol. Cada região do país tem um nome diferente para a brincadeira de rua inspirada no cricket britânico, que era febre entre as crianças na década de 90. Divertido, desafiador e simples, assim como a maioria dos jogos infantis daquela geração, o bets exigia apenas dois pedaços de pau, duas latas de óleo e uma bolinha... e só 4 jogadores. Por mais adulta que fosse sua vizinhança, certamente haveriam outros 3 moleques para formar os times.

Em uma crise de nostalgia, típica para quem habita a casa dos 30, um grupo de amigos de Sinop decidiu relembrar as divertidas disputas. O que seria apenas uma brincadeira de adultos saudosistas acabou se transformando no 1º Campeonato Amador de Bets. “Nós estávamos relembrando os desenhos e brincadeiras da nossa infância e veio a ideia de nos reunirmos para jogar bets. Todo mundo curtiu. Meu primo já disse para chamarmos o pessoal da nossa infância, os vizinhos e montar times. Depois veio a ideia de criar um evento através do Facebook. E foi assim que surgiu o Campeonato Amador de Bets”, comenta Graciele Mantovani, que junto com seus irmãos organiza o evento.

Até a tarde de hoje, 1,3 mil usuários da rede haviam sido convidados e 78 confirmaram presença (o que já daria 39 times). Longe de ser uma “Liga”, o torneio terá estrutura de brincadeira de criança mesmo. Cada participante deve levar seus tacos, bolas e ‘casinha’ (que hoje já não serão latas de óleo). Regra esta que garantirá a clássica presença do moleque mais “apelão” da rua, que chegava para o jogo com um taco que mais parecia uma tábua de carne.

As disputas começam as 15horas desse domingo (10). A arena escolhida será o espaço público no entorno do Estádio Gigante do Norte. Não haverá cobrança nas inscrições e a premiação será simbólica. “O que a gente quer é resgatar essa brincadeira de infância e quem sabe estimular as crianças de hoje, cada vez mais presas à tecnologia”, comenta Graciele.

Os organizadores farão os registros das equipes e a divisão em chaves. As regras comuns serão explicadas na hora para os competidores. Tudo de forma muito amadora, para que a ideia de competir não se sobreponha a razão principal do evento: brincar na rua numa tarde de domingo.